Releases

Pesquisadores de São Paulo e da Europa se reúnem para discutir genômica do câncer, mecanismos de inflamação e imunidade

São Paulo, 2 de junho de 2016 - Entre os dias 7 e 9 de junho, a FAPESP e o EU-LIFE - entidade que congrega 13 instituições de pesquisa europeias da área de ciências da vida, com destaque para a biomedicina - realizam o FAPESP/EU-LIFE Symposium on Cancer Genomics, Inflammation & Immunity , reunindo alguns dos maiores especialistas brasileiros e europeus em genética do câncer, mecanismos de inflamação e imunidade.

O objetivo do Simpósio é promover a pesquisa colaborativa internacional, fortalecendo as relações entre cientistas das instituições que compõem a EU-LIFE e seus pares no Estado de São Paulo, por meio de um programa científico com grande potencial de colaboração.

Reunidos na sede da Fundação, em São Paulo, os pesquisadores terão três dias para discutir temas como genômica do câncer e bioinformática, com palestras sobre estudos do microbioma bucal, seleção positiva e negativa de células tumorais, a ação de receptores hormonais em casos de câncer de mama e análises de expressão gênica global a partir de imagens do organismo, entre outras.

Também serão tratados temas de mecanismos de inflamação e imunidade, como o papel dos receptores imunes inatos na patogênese do diabetes tipo 1, imunopatogênese da cardiomiopatia em doentes de chagas, e mecanismos de proteção fetal em gestações associadas à malária.

O EU-LIFE reúne 13 institutos de pesquisa de diferentes países europeus: Center for Genomic Regulation (CRG, Espanha); Central European Institute of Technology (CEITEC, República Tcheca); European Institute of Oncology (IEO, Itália); Friedrich Miescher Institute for Biomedical Research (FMI, Suíça); Institut Curie (IC, França); Institute for Molecular Medicine Finland (FIMM, Finlândia); Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC, Portugal); Max Delbrück Center for Molecular Medicine in the Helmholtz Association (MDC, Alemanha); Research Center for Molecular Medicine of the Austrian Academy of Sciences (CEMM, Áustria); The Netherlands Cancer Institute (NKI, Holanda); The University of Copenhagen Biotech Research & Innovation Centre (BRIC, Dinamarca); The Babraham Institute (BI, Reino Unido) e VIB (Bélgica).

Essas instituições atuam com princípios similares de excelência em pesquisa, incluindo revisões externas de projetos e produção científica, independência e competitividade das pesquisas, bem como internacionalização das práticas e seus resultados. A EU-LIFE representa ainda uma comunidade científica de mais de 7.200 pesquisadores, voltados para solucionar questões complexas da ciência, mas também em formação e gestão de grupos de investigação científica.

Nesse contexto, o objetivo do simpósio é promover estudos colaborativos internacionais com potencial de aumentar a visibilidade da pesquisa realizada em São Paulo no campo das ciências da vida, bem como sua interação e a aplicação sem fronteiras de seus resultados.

De acordo com a coordenadora do simpósio, Anamaria Aranha Camargo, pesquisadora do Centro de Oncologia Molecular do Hospital Sírio-Libanês e membro da Coordenação Adjunta da FAPESP, o evento se insere no contexto da internacionalização da ciência promovida pela Fundação, o que pode gerar mais visibilidade à pesquisa realizada em diferentes instituições de São Paulo.

Para ela, o simpósio deve permitir que os pesquisadores troquem experiências e possam efetivar parcerias para pesquisas, interconectando os temas a serem apresentados e debatidos. “O encontro contribuirá para potencializar e ampliar a colaboração já existente entre pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa de São Paulo e seus pares na Europa”, diz.

Segundo Camargo, as apresentações dos pesquisadores europeus trarão novidades em diferentes áreas, configurando-se numa excelente oportunidade de interação com o que há de mais avançado no campo da biomedicina para os grupos de pesquisa das diferentes instituições brasileiras representadas no simpósio.

“Para as apresentações, priorizamos pesquisas que já tenham apoio da FAPESP, em grupos de pesquisa experientes e bem estabelecidos, mas também jovens pesquisadores, que possam se beneficiar das possíveis colaborações, visto que o interesse é mútuo”, complementa.

Durante o FAPESP/EU-LIFE Symposium on Cancer Genomics, Inflammation & Immunity será firmado um acordo de cooperação entre as duas instituições, com o objetivo de fomentar parcerias no âmbito das linhas de fomento da União Europeia na área de ciências da vida.

O simpósio será em inglês, sem tradução simultânea. A programação completa do evento pode ser acessada no endereço https://fapesp.br/10244

FAPESP/EU-LIFE Symposium on Cancer Genomics, Inflammation & Immunity

Data e horário: 7 e 8 de junho, das 8:30 às 17:00 / 9 de junho, das 8:30 às 13:00

Local: FAPESP – Rua Pio XI, 1.500 – Alto da Lapa – São Paulo

Inscrições: www.fapesp.br/eventos/eulife/interest

Mais informações sobre o evento: (11) 3838-4216 /

______________________________________________________________________

Informações para a Imprensa:

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação

Samuel Antenor+55 11 3838-4381

Fernando Cunha – +55 11 3838-4151