Notícias

FAPESP anuncia lista tríplice para Conselho Superior

FAPESP anuncia lista tríplice para Conselho Superior Julio Cezar Durigan, Helena Nader e Sérgio Carbonell são eleitos pelas instituições de ensino superior e de pesquisa (Martins, Engler, o auditor da eleição Aldemir Loris, Goldemberg e Krieger, da esq. para a dir. / foto: Leandro Negro / Agência FAPESP)

Julio Cezar Durigan, Helena Bonciani Nader e Sérgio Augusto Morais Carbonell compõem a lista tríplice para a escolha do novo membro do Conselho Superior da FAPESP. Os três foram indicados em eleição pelas instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo.

A vaga estará aberta a partir de 23 de julho, com o término do mandato da conselheira Maria José Soares Mendes Giannini.

Durigan teve 389 votos, Nader teve 368 votos e Carbonell, 139 votos. Foram recebidos 791 votos válidos, 5 em branco e 2 nulos, com participação de 89,9% do colégio eleitoral.

As instituições de ensino superior e de pesquisa, oficiais ou particulares, em funcionamento no Estado de São Paulo inscreveram 13 candidatos.

A eleição foi realizada de 6 a 10 de junho, pela internet. Imediatamente após o encerramento da votação a comissão eleitoral realizou a apuração do resultado, na sede da FAPESP.

Integraram a comissão os conselheiros Eduardo Moacyr Krieger (presidente), José de Souza Martins e João Fernando Gomes de Oliveira. O presidente da FAPESP, José Goldemberg, e o diretor administrativo, Joaquim José de Camargo Engler, também participaram do encerramento da eleição.

A lista será encaminhada ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, para a escolha do novo conselheiro, nos termos do art. 7º, § 3º, da Lei Estadual nº 5.918, de 18/10/1960, combinado com o art. 9º, alínea “c”, dos Estatutos da FAPESP, aprovados pelo Decreto nº 40.132, de 23/05/1962.

Durigan é reitor e professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Cursou a graduação na Faculdade de Medicina Veterinária e Agronomia de Jaboticabal da Unesp, formando-se engenheiro agrônomo em 1975. Concluiu o mestrado em Produção Vegetal em 1978, na Unesp, e o doutorado em Solos e Nutrição de Plantas, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP), em 1983.

É vice-presidente da Associação Universitária Iberoamericana de Pósgrado e membro titular do Conselho da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, do Conselho da Associação de Universidades de Língua Portuguesa, do Conselho da Rede de Administradores de Universidades Iberoamericanas e dos conselhos curadores do Memorial da América Latina-São Paulo e da TV Cultura da Fundação Padre Anchieta, entre outros.

Nader é professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Possui título de bacharel em Ciências Biológicas, modalidade médica, pela Unifesp (1970), licenciatura em Biologia pela USP (1971), doutorado em Biologia Molecular pela Unifesp (1974) e pós-doutorado na University of´Southern California (1977).

É membro titular da Academia de Ciências de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências, fellow da World Academy of Science (TWAS), classe Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e professor honoris causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre outros.

Carbonell é diretor-geral do Instituto Agronômico (IAC) e presidente da Secretaria Executiva do Agropolo Campinas-Brasil. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina (1991) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Esalq-USP (1995).

O resultado completo da eleição, com os perfis dos escolhidos e dos demais candidatos, estará em http://votar.srv.br/fapesp2016.

 

 


Página atualizada em 16/06/2016 - Publicada em 10/06/2016