Releases
Equipamentos multiusuários e facilities serão tema de workshop na FAPESP
São Paulo, 11 de julho de 2016 – Nesta terça-feira (12/07) a FAPESP vai realizar o 2nd Workshop on Multi-User Equipment and Facilities, um evento para discutir formas de melhorar e ampliar o acesso de pesquisadores ao uso de equipamentos sofisticados e de alto custo para o desenvolvimento de pesquisas em diferentes instituições e áreas do conhecimento.
Será a segunda vez que a Fundação promove um workshop para debater essas questões como parte de seu Programa Equipamentos Multiusuários (EMU), voltado para a aquisição de equipamentos de última geração para uso compartilhado entre o maior número de pesquisadores de São Paulo, mas também de outros estados do Brasil e de outros países, mediante critérios rigorosos de seleção.
O workshop é também uma oportunidade para discutir o uso desses equipamentos de acordo com as características das instituições que os abriga, o que influencia a maneira como os pesquisadores usam essas facilities para ampliar seu acesso aos processos de ciência e tecnologia no Estado de São Paulo.
Durante o evento será discutido o papel essencial desses equipamentos nos projetos de pesquisa, seu compartilhamento para o avanço dos estudos a eles relacionados, bem como diferentes formas de tornar mais objetivo seu uso compartilhado, que pode se refletir ainda na diminuição de despesas para a instituição na qual estejam instaladas as facilities.
Todas as apresentações serão feitas em inglês, com perguntas e respostas ao final dos blocos de palestras, todas com 20 minutos. A última parte do Workshop será dedicada exclusivamente a discussões sobre equipamentos multiusuários em Espectrometria de Massas, com relatos sobre a experiência de compartilhamento de equipamentos e instalações por instituições de pesquisas de São Paulo.
Sobre o Programa Equipamentos Multiusuários (EMU)
A modalidade Equipamentos Multiusuários (EMU) apoia a aquisição de Equipamentos para Pesquisa que não podem, ordinariamente, ser adquiridos em Auxílios à Pesquisa Regulares ou Projetos Temáticos. Os projetos são desenvolvidos sob a responsabilidade de um Pesquisador Principal, vinculado a instituições superiores de ensino e pesquisa no Estado de São Paulo. A seleção é feita por meio de análise pelos pares.
Atualmente existem 100 Auxílios à Pesquisa em andamento nesta modalidade, a maior parte em instituições localizadas em São Paulo (167 equipamentos), Campinas (71), São Carlos (46), Ribeirão Preto (37), Piracicaba (20), Botucatu (12) e Jabuticabal (10). Além dessas, há equipamentos relacionados a projetos em andamento em instituições de outras 18 cidades do Estado.
Em 2015 foram contratados mais de R$ 37 milhões em equipamentos. Em 2016, até o momento, foram contratados R$ 13,5 milhões. Desse total, as áreas mais representativas são, pela ordem, Ciências Exatas e da Terra (46,2%), Ciências Biológicas (31,1%), Ciências da Saúde (14,5%) e Engenharias (8,2%).
2nd Workshop on Multi-User Equipment and Facilities Data e horário: 12 de julho, das 8h00 às 16h20 Local: FAPESP - Rua Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - São Paulo Inscrições para o evento: eventos/mue2/interest Programação: https://fapesp.br/10298 Evento em inglês, sem tradução simultânea. Mais informações: (11) 3838-4362 |
______________________________________________________________________
Informações para a Imprensa:
Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação