Releases

FAPESP e FINEP anunciam os 46 projetos de pesquisa selecionados em duas chamadas conjuntas

São Paulo, 20/09/2016A FAPESP e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) anunciam na quinta-feira (22/09) os 46 projetos selecionados em duas chamadas conjuntas em 2015: “Fortalecimento e Qualificação em Manufatura Avançada das Cadeias Produtivas da Indústria Aeroespacial e de Defesa do Estado de São Paulo” e “Programa PIPE/PAPPE Subvenção Fase III – 4ª Rodada”.

As chamadas de propostas estão relacionadas ao Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP e ao Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (PAPPE Subvenção) da Finep. Participaram da seleção como proponentes microempresas, empresas de pequeno porte, pequenas empresas e médias empresas brasileiras com sede no Estado de São Paulo.

A primeira chamada, “Fortalecimento e qualificação em manufatura avançada das cadeias produtivas da indústria aeroespacial e de defesa do Estado de São Paulo”, tem como objetivo desenvolver o setor de indústria aeroespacial e de defesa, caracterizado pela geração de alta tecnologia e integração de atividades multidisciplinares para fabricação de produtos de alta complexidade e com emprego de capital humano altamente especializado. Os recursos disponibilizados para a chamada foram de R$ 30 milhões divididos entre a FAPESP e a Finep

Nesta chamada foram selecionadas sete propostas, com projetos para o desenvolvimento de itens de alta demanda tecnológica como cablagem para uso aeronáutico, tecidos multicamadas tridimensionais, subconjuntos em compósitos com componentes metálicos, empenagens para helicópteros, corpos de prova em materiais compósitos, entre outros.

A segunda chamada de propostas – Programa PIPE/PAPPE Subvenção Fase 3, 4ª rodada – selecionou 39 projetos de pesquisa no âmbito da Fase 3 do PIPE, de viabilização comercial de produtos inovadores. Entre os selecionados estão projetos voltados para o desenvolvimento de fitoterápicos de alta pureza; dispositivos móveis para autoatendimento de consumidores; dosímetro acústico; monitor de produtividade de cana-de-açúcar; teste rápido de DNA; dirigíveis não tripulados; e sistema de gerenciamento de alimentação de gado, entre outros. Os recursos disponibilizados para a chamada totalizaram R$ 60 milhões compartilhados entre as duas agências de fomento.

Durante o evento de anúncio dos projetos aprovados nas duas chamadas será feita uma apresentação sobre a pesquisa realizada pela empresa XMobots Aeroespacial e Defesa, de São Carlos, especializada no desenvolvimento e fabricação de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para aplicações profissionais. A empresa está em fase de finalização de projeto selecionado pelo PIPE-FAPESP em 2014.

Para participar do evento de anúncio dos 46 projetos selecionados nas Chamadas FAPESP-FINEP é necessário fazer inscrição eletrônica, no endereço eventos/inscricao/pappe4_2015.

Mais informações sobre o Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) estão disponíveis em www.fapesp.br/pipe. Para mais informações sobre o PAPPE/PIPE: www.fapesp.br/5747

Anúncio dos Projetos de Pesquisa Selecionados nas Chamadas FAPESP-FINEP

Data e horário: 22 de setembro, das 10h às 11h

Local: FAPESP - Rua Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - São Paulo

Inscrições: eventos/inscricao/pappe4_2015

Mais informações sobre o PAPPE/PIPE: www.fapesp.br/5747

Mais informações: (11) 3838-4362

______________________________________________________________________

Informações para a Imprensa:

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação