Chamadas de Propostas

Chamada de Propostas Pesquisa Estratégica em Ciências dos Alimentos Brasil e Dinamarca – 2016 English version

Chamada de Propostas Pesquisa Estratégica em Ciências dos Alimentos Brasil e Dinamarca – 2016

Uma colaboração entre o Innovation Fund Denmark e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Chamada para Propostas de colaboração em pesquisa no âmbito do acordo de cooperação científica entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP e o Innovation Fund Denmark (IFD). O texto integral do acordo pode ser encontrado em: www.fapesp.br/6365 (português) e www.fapesp.br/en/6366 (inglês) e em http://innovationsfonden.dk/en (inglês) e aqui em http://fivu.dk.

1. Introdução

2. Finalidade

3. Temas de Pesquisa

4. Financiamento e duração do projeto

5. Características das propostas

6. Verificação de Elegibilidade

7. Submissão das Propostas

8. Análise e Seleção

9. Cronograma

10. Contatos

1. Introdução

FAPESP e o IFD convidam pesquisadores vinculados a universidades, instituições de pesquisa e empresas públicas e privadas no Estado de São Paulo e na Dinamarca, a apresentar propostas de projetos de pesquisa conjuntos na forma e condições a seguir estabelecidas.

No Estado de São Paulo, são elegíveis pesquisadores que atendam aos critérios da FAPESP para submissão de propostas nas modalidades Projeto Temático ou Auxílio à Pesquisa Regular. Na Dinamarca, a chamada está aberta à qualquer proponente dinamarquês que atenda aos critérios de elegibilidade do IFD.

A proposta deve ser elaborada em conjunto pelos pesquisadores brasileiros e dinamarqueses e deve refletir uma parceria próxima. Espera-se que as atividades de pesquisa propostas sejam igualmente desenvolvidas por ambos os parceiros, com o volume de trabalho e a contribuição intelectual equilibrados entre os pesquisadores paulistas e dinamarqueses.

2. Finalidade

Em ambos os lados é essencial oferecer soluções no campo da Ciência dos Alimentos, abrangendo temas relacionados a “Biorrefinaria” e/ou “Alimentos e Saúde”. O objetivo da presente chamada é financiar propostas que venham, ao final da execução, produzir resultados tangíveis e consideráveis.

Abaixo encontram-se definidos os termos e condições para a apresentação de propostas conjuntas.

Esta chamada é simultaneamente publicada pela FAPESP e pelo IFD em:

FAPESP: www.fapesp.br/en/6366 (Inglês)

                  www.fapesp.br/6365 (Português)

IFD:  http://innovationsfonden.dk/da/investeringstype/internationale-investeringsmuligheder

3. Temas de Pesquisa

Esta Chamada é aberta a propostas de pesquisa conjuntas nos seguintes tópicos:

A. Novas fontes de compostos bioativos e novos ingredientes funcionais e para fortificação de alimentos.

B. Produtos biológicos não-alimentares derivados de resíduos.

C. Alimentos/refeições saudáveis e sustentáveis baseados em componentes de origem animal, marinha ou vegetal, produzidos empregando novas tecnologias emergentes.

D. Pesquisa inovadora em agricultura, produção de alimentos, processamento de alimentos e outros processos biológicos com base em, por exemplo, tecnologias da informação e comunicação, robótica, nanotecnologia, biotecnologia ou inovação direcionada ao consumidor.

E. Melhoria no valor agregado da cadeia do alimento pela utilização eficiente e sustentável dos recursos naturais, métodos de produção, sistemas e processos e tecnologias que minimizem o desperdício.

F. Pesquisa em aspectos de segurança e qualidade alimentar relacionados a produtos alimentares perecíveis.

G. A relação entre dieta e estilo de vida, incluindo fatores determinados por mudanças no trabalho e lazer; a interação entre dieta e genes; o desenvolvimento de melhores e bem fundamentadas recomendações dietéticas que irão contribuir individualmente ou em conjunto para a melhoria da saúde em nível individual, de grupo e do país.

4. Financiamento e duração do projeto

FAPESP e o IFD financiarão conjuntamente até quatro 4 propostas, com um valor total de cerca de US$ 2,960 milhões. O financiamento poderá cobrir despesas de fomento à pesquisa e viagens (por exemplo, material de consumo, equipamentos, treinamento, passagens, seguro saúde e diárias para manutenção), de acordo com as diretrizes de cada agência de fomento. O volume de trabalho a ser desenvolvido no projeto deve ser equivalente em ambos os lados.

Especificamente para esta Chamada de Propostas a duração dos projetos de pesquisa deverá ser:

i. Projetos Temáticos: 48 meses (quarenta e oito meses), não prorrogáveis;

ii. Auxílio à Pesquisa Regular: até 36 (trinta e seis) meses, não prorrogáveis. Especificamente para esta modalidade de financiamento o orçamento total solicitado à FAPESP (incluindo Reserva Técnica, Reserva de Importação e possíveis bolsas), deverá ser de até U$S88 mil dólares para propostas com duração de 36 meses. Para propostas com duração inferior o orçamento solicitado deverá ser proporcionalmente menor.

5. Características das propostas

5.1 Propostas (para Pesquisadores responsáveis na Dinamarca e no Estado de São Paulo)

A proposta de pesquisa apresentada para IFD e FAPESP deve ser idêntica.

Divergências só serão aceitas quando relacionadas a requisitos institucionais específicos da FAPESP ou do IFD (por favor, consulte os respectivos sites institucionais em relação às seções 2 e 7 da presente chamada).

Por favor, note que a proposta não será analisada se só for submetida à FAPESP ou ao IFD. A proposta de pesquisa conjunta deve ser apresentada simultaneamente ao IFD e à FAPESP.

5.2 A proposta, submetida em inglês para o IFD e para a FAPESP, deve conter:

A. CV resumido dos Pesquisadores Responsáveis (do Estado de SP e da Dinamarca) com duas páginas no máximo, conforme instruções em www.fapesp.br/5266.

B. Planilha detalhada de orçamento tanto para FAPESP como para o IFD (de acordo com requisitos institucionais). Um resumo do orçamento do parceiro deve ser enviado à FAPESP ou ao IFD, além do orçamento nacional detalhado.

C. Um projeto de pesquisa com um máximo de dez páginas, com os seguintes itens (modificações no modelo não serão aceitas):

1. Resumo do projeto de pesquisa, incluindo resultados atuais e esperados.

2. Descrição do valor agregado e da sinergia da colaboração.

3. Descrição de cada pesquisador e instituição envolvidos em ambos os lados.

4. Descrição dos ganhos acadêmicos esperados para o projeto, como resultado da colaboração proposta.

5. Detalhes das atividades previstas na colaboração, incluindo justificativa, relevância e impacto.

6. Descrição da infraestrutura e de outros recursos financeiros disponíveis para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.

7. Outras atividades no âmbito da colaboração, ou seja, seminários, cursos de curta duração e visitas a outras instituições de pesquisa.

8. Cronograma de desenvolvimento do projeto.

9. Ações possíveis para promover a participação futura em projetos multinacionais.

6. Verificação de Elegibilidade

6.1 Carta de Elegibilidade (apenas para Pesquisadores Responsáveis no Estado de São Paulo)

Pesquisadores interessados em submeter propostas nas modalidades apoiadas nesta Chamada (Projeto Temático ou Auxílio à Pesquisa Regular), devem necessariamente consultar a FAPESP, através do endereço de e-mail mencionado no item 10 (chamada_ifd@fapesp.br) a respeito da sua elegibilidade antes de iniciar a elaboração do projeto conjunto.

As consultas de elegibilidade serão aceitas até 25 de novembro de 2016.

Para proceder com a verificação de elegibilidade o Pesquisador Responsável no Estado de São Paulo deve enviar através do endereço de e-mail acima mencionado (até 25 de novembro de 2016) os documentos indicados abaixo:

i. Súmula Curricular (atualizada e no modelo FAPESP);

ii. Título e resumo do projeto;

iii. Nome do PI dinamarquês e Instituição de Vínculo (Principal Investigator).

Apenas pesquisadores considerados elegíveis poderão submeter propostas, conforme detalhado no item 7 abaixo, nesta Chamada.

7. Apresentação das Propostas

As propostas devem ser apresentadas simultaneamente à FAPESP (online via SAGe, por favor veja orientações no Anexo I) e ao IFD (submissão eletrônica), seguindo as diretrizes abaixo:

i. Para proponentes na Dinamarca: através do sistema de submissão eletrônica disponível aqui (por favor, lembre-se de preencher o formulário adicional "Formulário Bilateral do Innovation Fund");

ii. Para proponentes no Estado de São Paulo, conforme orientações detalhadas para submissão de proposta de Auxílio à Pesquisa – Temático (www.fapesp.br/176) ou Auxílio à Pesquisa Regular (www.fapesp.br/137).

iii. Atenção: A partir de 01/11/2016, para submissão de proposta, passa a ser obrigatório anexar uma cópia digitalizada do documento de identificação no cadastro do SAGe. (Acessar menu "Meus dados > Alteração de Cadastro" e anexar o documento solicitado na seção "Documento de Identificação" na aba Identificação). Esta obrigatoriedade se aplica a todos Beneficiários e Responsáveis em propostas de Auxílios e Bolsas.

Nenhuma proposta será recebida após a data limite para submissão, assim como não serão aceitos adendos ou esclarecimentos, a não ser aqueles explícita e formalmente solicitados pela FAPESP ou pelo IFD.

Não serão aceitas propostas submetidas por qualquer outro meio que não seja o sistema de submissão eletrônica na Dinamarca e via SAGe no Estado de São Paulo.

8. Análise e Seleção

A FAPESP e o IFD irão selecionar as propostas seguindo seus próprios procedimentos institucionais e critérios de avaliação.

Haverá uma avaliação bilateral adicional, com ênfase nos seguintes critérios:

  • Impacto potencial esperado e qualidade da pesquisa.

  • Valor agregado e sinergia alcançados através do projeto de pesquisa em colaboração.

  • Integração do projeto bilateral de pesquisa (projeto único e não dois projetos paralelos).

  • Participação de empresas privadas e/ou públicas parceiras relevantes, além dos principais proponentes.

Os proponentes devem fornecer uma descrição minuciosa dos aspectos bilaterais acima mencionados.

Apenas propostas selecionadas e classificadas por ambos os lados serão financiadas conjuntamente. A seleção final é decidida por um Comitê Gestor misto, com representantes da FAPESP e o IFD.

9. Cronograma

- Anúncio da Chamada: em 1º de novembro de 2016 nos websites da FAPESP e do IFD;

- Deadline para envio dos documentos para Verificação de Elegibilidade: 25 de novembro de 2016 (apenas para pesquisadores do ESP);

- Notificação da FAPESP aos pesquisadores do Estado de São Paulo em reposta à verificação de elegibilidade: até 11 de dezembro de 2016;

- Deadline para submissão das propostas: 01 de fevereiro de 2017 (tanto para FAPESP quanto para IFD);

- Os Pesquisadores Responsáveis pelas propostas selecionadas na Dinamarca serão notificados diretamente pelo IFD no final de Maio de 2017 e, simultaneamente, os resultados serão publicados no site da FAPESP e por meio de comunicação individual ao Pesquisador Responsável no Estado de São Paulo.

- Os projetos financiados deverão ser implementados em meados de 2017.

Além dos relatórios científicos anuais de progresso, previstos pela FAPESP, ao final do projeto, o mais tardar até início de 2021, um relatório final, em inglês, incluindo uma avaliação conjunta do projeto deverá ser apresentado à FAPESP e ao IFD.

10. Contatos

Todas as questões relacionadas a esta Chamada de Propostas devem ser direcionadas para:

FAPESP
Simone Godoi
Gerente de área científica – Diretoria Científica
E-mail: chamada_ifd@fapesp.br

IFD
Scientific Officer Thomas Mathiasen
Phone: +45 6190 5063
E-mail: thomas.mathiasen@innofond.dk

 

Anexo I – INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA O USO DO SAGe

1. É necessário que o Pesquisador Responsável pela proposta seja cadastrado no sistema SAGe.

(i) Pesquisadores que não possuem cadastro no SAGe devem inicialmente realiza-lo acessando a página do SAGe no endereço www.fapesp.br/sage, clicar em Sem cadastro? e preencher os dados solicitados. Não basta apenas cadastrar-se como usuário, é necessário completar os dados cadastrais;

(ii) Pesquisadores do Estado de São Paulo, já cadastrados, devem realizar o login no SAGe com identificação e senha usuais para acessar a página inicial do sistema.

2. Na página inicial, selecionar, dentre as opções do menu “Acesso Rápido – Atividades do Pesquisador”, o link Nova Proposta Inicial;

3. Na seção Chamadas Vigentes, selecionar e clicar no link desta chamada de propostas;

4. O sistema disponibilizará na página seguinte o menu “Incluir Proposta” para confirmação da chamada selecionada;

5. Clicar no botão Incluir para iniciar a elaboração de sua proposta;

6. A partir daí incluir os dados solicitados em todas as abas, inclusive a lista de documentos a serem anexados;

7. Atenção para a obrigatoriedade de preenchimento de todos itens marcados com “ * “. É necessário submeter o projeto ao final do preenchimento. Projeto salvo não significa projeto submetido;

8. No caso de dúvidas, na página inicial do SAGe pode ser usado o link Manuais e, na página Manuais, buscar esclarecimentos na lista Manuais de Apoio aos Pesquisadores;

9. IMPORTANTE: Recomenda-se fortemente verificar periodicamente as pendências da proposta utilizando a opção "Validar" do SAGE. Isso pode ser feito repetidas vezes, à medida que a proposta for construída, permitindo que sejam tomadas em tempo as providências necessárias à submissão. Ao selecionar a opção Validar, o sistema SAGe apresentará as pendências impeditivas para submissão da proposta considerando os itens que foram inseridos. Em caso de dúvidas sobre a utilização do SAGE, além dos Manuais, a FAPESP disponibiliza ainda atendimento pelo Setor de Informações (11 3838-4000).