Convênios e acordos de cooperação

Grupo de Interesse EU-CELAC para a Cooperação Birregional em Ciência, Tecnologia e Inovação (EU-CELAC IG) English version

Carta de Interesse

O Grupo de Interesse EU-CELAC é um grupo de Agências de Fomento de países da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos e de países membros e associados a União Europeia que desejam cooperar de maneira birregional em Ciência, Tecnologia e Inovação.

O EU-CELAC IG apoia a implementação de áreas comuns de pesquisa da EU-CELAC, acrescentando valores para os três pilares: mobilidade de pesquisadores; expansão internacional de infraestrutura de pesquisa; aumento da cooperação temática para enfrentamento de desafios globais.

O EU-CELAC IG define tópicos prioritários e instrumentos de interesse comum levando as atividades e sugestões do SOM (Senior Officials Meeting) para considerações das Agências de Fomento participantes. Para tanto, são realizadas reuniões anuais, alternadamente na União Europeia ou CELAC.

As Agências de Fomento participantes estão convidadas a cooperar com total flexibilidade de decidir individualmente em quais atividades conjuntas e temáticas desejam comprometer-se (geometria variável) e determinar os níveis de financiamento individuais para cada atividade.

Uma vez que uma Agência de Fomento decida participar em uma ou mais atividades realizadas pelo EU-CELAC, espera-se um elevado empenho e capacidade de contribuir para a implementação de ações conjuntas com recursos financeiros e humanos (de acordo com as capacidades de cada participante).

No primeiro ano de atividade, iniciando em 01 de abril de 2017, contatos para questões administrativas e organizacionais são Mónica Silenzi (msilenzi@mincyt.gob.ar) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, MINCyT e Dra. Stephanie Splett (Stephanie-splett@dlr.de) do Escritório Internacional da DLR Project Management Agency.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil, apoia a iniciativa do Grupo de Interesse EU-CELAC e manifesta seu interesse em cooperação de acordo com os conceitos descritos acima.

 

Representante legal autorizado:

Nome: José Goldemberg

Função: Presidente

Data: 

Assinatura: