Notícias
Apoio à inovação no combate a arboviroses
A FAPESP e a Finep anunciam o lançamento de uma chamada de propostas de pesquisas para o desenvolvimento, por pequenas empresas paulistas, de produtos, processos e serviços inovadores que visem ao combate a arboviroses.
Serão apoiados projetos de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias de combate a arboviroses emergentes ou re-emergentes e aos respectivos insetos vetores, particularmente o Aedes aegypti.
A chamada dá continuidade à cooperação entre as instituições com o objetivo de executar o contrato de transferência de recursos destinados à subvenção econômica (PAPPE Subvenção),
A FAPESP está especialmente interessada em propostas sobre:
a) Métodos diagnósticos rápidos e de baixo custo, moleculares ou sorológicos. Os sorológicos devem detectar IgM e IgG e proceder a diagnóstico específico e diferencial entre arboviroses.
b) Novas tecnologias de monitoramento e controle de mosquitos transmissores de arbovírus, particularmente Aedes aegypti.
c) Desenvolvimento de inseticidas e substâncias antivirais de origem biológica.
d) Novas tecnologias de liberação de mosquitos estéreis ou larvicidas biológicos no ambiente.
e) Desenvolvimento de plataformas de monitoração e controle necessárias à previsão do espalhamento de patógenos emergentes e reemergentes a fim de antecipar medidas de intervenção.
Os recursos alocados para financiamento das propostas selecionadas são da ordem de R$ 15 milhões, sendo 50% com recursos da Finep e 50% com recursos da FAPESP. No mínimo 40% serão disponibilizados para empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
A chamada está aberta a microempresas, empresas de pequeno porte e pequenas empresas, brasileiras, sediadas no Estado de São Paulo e constituídas, no mínimo, 12 meses antes ao lançamento da chamada.
As propostas submetidas serão enquadradas e deverão seguir as normas do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP.
O prazo para submissão de proposta termina em 14 de julho de 2017.
A chamada está publicada em: www.fapesp.br/10876.