Chamadas de Propostas

Chamada conjunta FAPESP-ERC (European Research Council)

Orientações aos proponentes do Estado de São Paulo

Summary: 
Data limite para submissão: 30 de junho de 2017
Modalidade de fomento: Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE)
Duração máxima dos projetos: até 12 meses
Elegibilidade: Pesquisadores vinculados a Instituição de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo
Submissão de propostas: via SAGe


Introdução

Como integrante do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a FAPESP participa de chamada para manifestação de interesse (Call for Expression of Interest) lançada em parceria com o European Research Council (ERC).

A FAPESP oferece apoio por meio de seu programa de Bolsas de Pesquisa no Exterior (BPE), valendo, para este anúncio, todas as normas do programa. A oportunidade é aberta a pesquisadores, com título de doutor ou qualificação equivalente, vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa do Estado de São Paulo que desejem integrar equipes de Pesquisadores Principais com projetos financiados pelo ERC (ERC Grantees).

As orientações do ERC para os interessados estão disponíveis em https://euraxess.ec.europa.eu/worldwide/brazil/brazilian-phds-can-temporarily-join-research-team-run-erc-grantee-%E2%80%93-open-call e http://confap.org.br/news/confap-divulga-chamada-para-pesquisadores-no-ambito-de-projetos-financiados-pelo-conselho-europeu-de-pesquisa-erc/ ). Além das normas estabelecidas pelo ERC os pesquisadores interessados em solicitar apoio da FAPESP devem seguir as diretrizes descritas a seguir.

O prazo limite para envio das propostas à FAPESP é 30 de junho de 2017.

1. Áreas do conhecimento cobertas nesta Chamada

A Chamada FAPESP-ERC receberá propostas nas seguintes áreas do conhecimento:

a. Biologia e Bioquímica estrutural e molecular

b. Genética, genômica, bioinformática e biologia sistêmica

c. Biologia celular e desenvolvimental

d. Fisiologia, patofisiologia e endocrinologia

e. Neurociências e desordens neurais

f. Imunidade e infecção

g. Ferramentas de diagnóstico, terapias e saúde pública

h. Biologia evolucionária, populacional e ambiental

i. Ciências aplicadas à vida e biotecnologia não-médica

j. Matemática

k. Constituição fundamental da matéria

l. Física de matéria condensada

m. Ciências da químico-física e química analítica

n. Química sintética e materiais

o. Ciência da Computação e informática

p. Engenharia de sistemas e de comunicações

q. Engenharia de produtos e processos

r. Ciências do universo

s. Ciência do sistema terrestre

t. Mercados, indivíduos e instituições

u. Instituições, valores, crenças e comportamento

v. Meio ambiente, espaço e população

w. A mente humana e sua complexidade

x. Culturas e produção cultural

y. Estudo do passado humano

z. Sinergia

2. Modalidade de Fomento

Na FAPESP, as propostas tramitarão segundo as normas e orientações da modalidade Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE) (bolsas/bpe), exceto quando explicitamente indicado nesta Chamada.

3. Elegibilidade para submissão de Propostas

São considerados elegíveis, pela FAPESP, para submeter carta de manifestação de interesse e solicitação de BPE, nos termos desta Chamada, os candidatos que atenderem aos requisitos indicados na seção 7 das normas que regulam a modalidade BPE, disponíveis em bolsas/bpe.

4. Procedimentos para submissão

A submissão se dará em duas etapas:

4.1. Submissão de carta de manifestação de interesse

Pesquisadores com título de doutor ou qualificação equivalente, vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa do Estado de São Paulo, que desejarem integrar equipes de Pesquisadores Principais com projetos financiados pelo ERC (ERC Grantees) deverão enviar ao Confap e à FAPESP carta de manifestação de interesse, usando para isso o modelo indicado no Anexo A desta Chamada, através dos e-mails confap.erc.ia@gmail.com e chamada_erc@fapesp

a. Em resposta, o pesquisador receberá informações a respeito dos projetos fomentados pelo ERC, participantes dessa iniciativa, e que podem receber pesquisadores brasileiros, incluindo a descrição desses projetos e os contatos dos pesquisadores envolvidos.

b. Depois disso, caberá ao pesquisador do estado de São Paulo contatar o pesquisador principal do projeto financiado pelo ERC e definir como se dará sua participação.

4.2. Submissão, análise e seleção de proposta

Definidos os termos da participação do pesquisador do estado de São Paulo nas atividades de pesquisa em projeto financiado pelo ERC, a solicitação de BPE deverá ser encaminhada à FAPESP por meio eletrônico pelo Sistema de Apoio à Gestão da FAPESP (SAGe), em www.fapesp.br/sage (Anexo B).

5. Mais informações: 

FAPESP: Pesquisadores do estado de São Paulo podem enviar questões relacionadas à presente Chamada aos cuidados de Virginia Subiñas para o e-mail: chamada_erc@fapesp.br

ERC: https://erc.europa.eu/managing-your-project/set-and-develop-your-team  

 


Anexo A  /  Annex A 

Letter for Expression of Interest

CONFAP – ERC_ IA Call

To: CONFAP – Brazilian National Council of State funding Agencies confap.erc.ia@gmail.com

Date:

Name and Surname:

Institution:

Brazilian State where I carry out my research activity:

Active grants, projects or contracts in which I am currently involved:

Research position:

With reference to the: “Call for Expression of Interest Call in the framework of the Implementing Arrangement between the European Commission and the Brazilian National Council of State Funding Agencies to provide research opportunities in Europe for Brazilian researchers”;

I herewith express my interest in receiving from CONFAP information about the ERC-funded projects that may host interested Brazilian researchers, including the description of their respective ERC-funded projects and contacts.

To this end, I indicate that I comply with the eligibility criteria requested by the Call, as follows:

Faithfully,

 

______________________________

Name and Signature
 


Anexo B - Instruções específicas sobre o uso do SAGe

1. É necessário que o Pesquisador Responsável pela proposta seja cadastrado no sistema SAGe:

(i) Pesquisadores que não possuem cadastro no SAGe devem inicialmente realiza-lo acessando a página do SAGe no endereço www.fapesp.br/sage, clicar em Sem cadastro? e preencher os dados solicitados. Não basta apenas cadastrar-se como usuário, é necessário completar os dados cadastrais;

(ii) Pesquisadores do Estado de São Paulo, já cadastrados, devem realizar o login no SAGe com identificação e senha usuais para acessar a página inicial do sistema.

1.1. O cadastro completo do pesquisador estrangeiro e a confirmação de sua participação (Supervisor no Exterior) são obrigatórios para submissão da proposta.

2. Na página Inicial do sistema (Home) selecionar, dentre as opções do menu “Acesso Rápido – Atividades do Pesquisador”, o link Nova Proposta Inicial;

3. O sistema disponibilizará na página seguinte o menu “Incluir Proposta – Selecionar Linha de Fomento”, selecionar o link Outras linhas de fomento;

4. Ao expandir a opção Acordos de Cooperação constarão:

ERC – European Research Council > ERC – Bolsa de Pesquisa – Exterior > Chamada de Propostas (2017)

5. Selecionar a opção e a partir daí incluir os dados solicitados em todas as abas, inclusive a lista de documentos a serem anexados;

6. Atenção para a obrigatoriedade de preenchimento de todos itens marcados com “ * “. É necessário submeter o projeto ao final do preenchimento. Projeto salvo não significa projeto submetido;

7. No caso de dúvidas, na página inicial do SAGe pode ser usado o link Manuais e, na página Manuais, buscar esclarecimentos na lista Manuais de Apoio aos Pesquisadores.

8 . Em caso de dúvidas, acessar o link “Manuais”, disponível na página inicial do SAGe. Em “Manuais”, buscar esclarecimentos na lista “ Manuais de Apoio aos Pesquisadores”.

IMPORTANTE: Recomenda-se fortemente verificar eventuais pendências da proposta utilizando a opção "Validar" do SAGE. Ao selecioná-la, o sistema apresentará as pendências impeditivas para submissão da proposta, considerando os itens já inseridos. Isso pode ser feito repetidas vezes, à medida em que a proposta for sendo construída, permitindo que sejam tomadas as providências necessárias à submissão efetiva da proposta. Em caso de dúvida sobre a utilização do SAGE, além dos “Manuais”, a FAPESP também disponibiliza atendimento pelo Setor de Informações (11 3838-4000).

 


Página atualizada em 13/06/2017 - Publicada em 06/06/2017