Notícias

Representante do governo americano visita a FAPESP e discute cooperação tecnológica

Representante do governo americano visita a FAPESP e discute cooperação tecnológica O secretário Phillip J. Bond

O secretário executivo do comércio dos Estados Unidos para assuntos tecnológicos, Phillip J. Bond, esteve na terça-feira (03/05) na FAPESP para conhecer melhor os programas de inovação tecnológica desenvolvidos pela Fundação e analisar oportunidades de cooperação com institutos americanos.

Em reunião com Carlos Vogt, presidente da FAPESP, Bond demonstrou grande interesse em programas como o PIPE, PITE e Cepid. Fez também elogios aos avanços da pesquisa brasileira em biotecnologia, citando como exemplo o seqüenciamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa. "É uma prova da alta capacidade da ciência brasileira", disse.

Os dois discutiram a cooperação entre Brasil e Estados Unidos para a formação e capacitação de pesquisadores e a possibilidade de trazer ao país empresas americanas que estejam ligadas à produção de infraestrutura de pesquisa.
"A falta de instrumental e de insumos tem sido a grande camisa-de-força da inovação tecnológica no Brasil", disse Vogt.

Bond formalizou um convite para que Vogt, como representante da Fundação, visite a Secretaria do Comércio dos Estados Unidos, de modo a aprofundar as discussões sobre os temas.

Bond veio ao Brasil para discutir temas como propriedade intelectual, governo eletrônico, parcerias tecnológicas e outras questões relativas à pesquisa em ciência e tecnologia que possam ser comum aos dois países. Os resultados dessas discussões deverão ser incluídos na agenda da reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush, que acontece dia 20/06, em Washington.

Depois de visitar a FAPESP, Bond esteve na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e participou das comemorações dos 30 anos de cooperação entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e o Instituto Norte-Americano de Padrões e Tecnologia (NIST).


Foto: Paulo Guilherme - Agência FAPESP