Chamadas de Propostas

Chamada conjunta FAPESP - APAE DE SÃO PAULO

Chamada conjunta FAPESP - APAE DE SÃO PAULO (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo)

Orientações específicas para pesquisadores do Estado de São Paulo interessados em submeter propostas


Modalidade de Financiamento:

Auxílio à Pesquisa - Jovem Pesquisador

Elegibilidade:

Conforme orientações descritas no Item 4 abaixo

Submissão:

As propostas devem ser submetidas à FAPESP

Data limite para submissão das propostas:

30/07/2018

Contatos

FAPESP: para dúvidas relacionadas à submissão da proposta à FAPESP

Simone Godoi: chamada_apae@fapesp.br

   

APAE-SP: para dúvidas relacionadas à pré-seleção pela APAE

Laura Guilhoto: lauraguilhoto@apaesp.org.br

   


Informações Importantes aos Proponentes

Pesquisadores do Estado de São Paulo interessados em submeter propostas nesta chamada devem necessariamente consultar a APAE DE SÃO PAULO sobre sua elegibilidade, antes de iniciarem a elaboração do projeto. A APAE DE SÃO PAULO fará uma pré-seleção de candidatos e apenas os candidatos pré-selecionados serão considerados aptos à submeteram propostas nessa Chamada. Na FAPESP, as propostas deverão ser submetidas de acordo com as normas e orientações, incluindo aquelas relacionadas a elegibilidade, da modalidade Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador (www.fapesp.br/jp). A duração dos projetos deve ser de até 48 meses.

1 Introdução

A FAPESP e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (APAE DE SÃO PAULO) assinaram, em 24 de novembro de 2017, um Acordo de Cooperação Científica, por meio do qual manifestam seu interesse mútuo e sua intenção em ampliar programas cooperativos e fortalecer alianças estratégicas com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico, incentivando a produção e a difusão de projetos de pesquisas inovadoras relacionadas ao tema da Deficiência Intelectual. A pesquisa deverá ser desenvolvida em temática de interesse da APAE DE SÃO PAULO.

No âmbito desta parceria está sendo lançada essa chamada de propostas visando apoiar o desenvolvimento de pesquisas científicas em áreas de interesse da APAE DE SÃO PAULO e da FAPESP, através do financiamento de propostas na modalidade Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador (www.fapesp.br/jp).

2 Áreas do conhecimento cobertas nesta Chamada

Com o objetivo de ampliar a base de conhecimentos sobre a Deficiência Intelectual no país, a presente Chamada de Propostas convida à apresentação de Propostas de Pesquisa nesta área do conhecimento e que apresentem, pelo menos, uma das seguintes abordagens:

2.1 Genética e Biologia Molecular

2.2 Cognição e Comportamento

2.3 Imaginologia Cerebral

2.4 Neonatologia e Triagem Neonatal

2.5 Envelhecimento

2.6 Defesa e Garantia de Direitos

3 Modalidade de Fomento

Na FAPESP, as propostas tramitarão segundo as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador, descritas em www.fapesp.br/jp.

A modalidade Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador prevê a criação de oportunidades para jovens pesquisadores de grande potencial em centros emergentes como a APAE DE SÃO PAULO.

Este programa faz parte da estratégia da FAPESP para fortalecer as instituições de pesquisa do Estado, favorecendo a criação de novos grupos de pesquisa atuantes no estado-da-arte de áreas internacionalmente relevantes e novas para o Estado de São Paulo. O Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes (JP-FAPESP), objetiva favorecer a nucleação de novos grupos de pesquisa que atuem em temas modernos e com inserção internacional.

Os projetos de pesquisa devem ser liderados por investigadores em início de carreira, porém que demostrem uma expressiva produção científica e tecnológica, além de efetiva colaboração em pesquisa com pesquisadores no país e no exterior, visando a criação de novos grupos de pesquisa.

Nessa chamada, além das normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador (www.fapesp.br/jp), estágios de pós-doutoramento realizados no exterior serão considerados como um diferencial para a submissão de propostas.

4 Elegibilidade para submissão de Propostas

4.1 Pré-seleção de candidatos pela APAE DE SÃO PAULO

a. Os candidatos serão pré-selecionados pela APAE DE SÃO PAULO, com base na análise do currículo lattes e da adequação do projeto aos interesses da APAE DE SÃO PAULO e também tendo em vista os requisitos da FAPESP quanto a elegibilidade (www.fapesp.br/jp) dos candidatos à essa modalidade de financiamento.

b. Os interessados deverão encaminhar, ao e-mail indicado a seguir, os resumos dos projetos e o link para o currículo lattes para pesquisa@apaesp.org.br.

Solicita-se que:

i. No campo assunto da mensagem esteja escrito: PROJETO FAPESP.

ii. O envio, por e-mail, de cópia do diploma de doutorado, RG e CPF (ou passaporte para estrangeiros não residentes no Brasil) e duas referências na área de pesquisa.

c. Candidatos que não tenham sido pré-selecionados pela APAE DE SÃO PAULO não estarão aptos a submeter propostas no âmbito dessa Chamada.

5 Cronograma

Anúncio da chamada nos sites da FAPESP e APAE - SP

10/04/2018

Data limite para “declaração de interesse” à APAE para pré-seleção de Candidatos

20/05/2018

Anúncio dos Candidatos pré-selecionados pela APAE para apresentação de propostas à FAPESP

30/05/2018

Data limite para submissão das propostas à FAPESP

30/07/2018

Divulgação das propostas selecionadas

a partir de outubro de 2018

6 Procedimentos para preparação e submissão de propostas

6.1 Instruções sobre a preparação das propostas de pesquisa

a. As propostas deverão seguir as normas e orientações da FAPESP para submissão de propostas na modalidade Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador (www.fapesp.br/jp);

b. A data limite para submissão de propostas à FAPESP é 30/07/2018. Nenhuma proposta será recebida após essa data.

6.2 Submissão

a. A submissão das propostas para a FAPESP deverá ser, exclusivamente, via SAGe.

b. Propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas.

c. Nenhuma proposta será aceita após a data limite para a submissão (Item 6.1 b), nem qualquer adendo ou explicação a não ser aqueles explicitamente e formalmente solicitados pela FAPESP ou pela APAE DE SÃO PAULO.

d. As propostas que não estejam em conformidade com os termos das presentes orientações, não serão qualificadas para análise.

e. Considerando o disposto na cláusula 2.5 do Acordo de Cooperação em Pesquisa entre a FAPESP e a APAE de São Paulo, assinado em 24 de novembro de 2017, disponível em www.fapesp.br/11513, serão selecionadas até 4 (quatro) propostas em cada chamada de propostas.

7 Análise de mérito

a. As propostas, apresentadas à FAPESP pelos candidatos pré-selecionados pela APAE DE SÃO PAULO, serão analisadas seguindo a sistemática de análise pelos pares adotada por essa Fundação, conforme descrito em www.fapesp.br/jp itens 11.1.2 a, c e d.

b. Os resultados finais serão anunciados tanto no website da FAPESP (www.fapesp.br) como no da APAE DE SÃO PAULO (www.apaesp.org.br).

8 Mais informações

Todas as questões relacionadas à presente Chamada de Propostas devem ser enviadas para:

a. FAPESP: Simone Godoi, e-mail: chamada_apae@fapesp.br

b. APAE DE SÃO PAULO: Laura Guilhoto, e-mail: lauraguilhoto@apaesp.org.br

 


Página atualizada em 11/05/2018 - Publicada em 09/04/2018