Releases

Ciência Aberta: programa de TV da Folha e FAPESP explora as doenças transmitidas por mosquitos

São Paulo, 4 de junho de 2018 – O programa de TV Ciência Aberta, resultado de uma parceria entre o jornal Folha de S.Paulo e a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), vai abordar em seu terceiro programa, nesta terça-feira, dia 5, as “Doenças transmitidas por mosquitos:  zika, chikungunya, dengue e febre amarela”.

O tema será explorado em um debate com os pesquisadores Maurício Lacerda Nogueira, professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), Margareth Capurro Possui, do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Médicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), e Jayme Augusto de Souza-Neto, do Instituto de Biotecnologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Embora o foco central do Ciência Aberta seja o debate com pesquisadores, reportagens exibidas ao longo do programa e perguntas da plateia e do público funcionam como suporte fundamental para que seja atingido o objetivo de divulgar resultados de projetos de pesquisa e de levar informações sobre a importância da ciência ao público não especializado no tema. 

Logo na abertura do programa, por exemplo, será exibido o cenário que Brasil enfrenta nos últimos anos, caracterizado pela circulação de quatro vírus que preocupam a saúde pública.

Depois, ainda serão exploradas as diferenças entre os vírus e mosquitos, a relação do problema com questão do meio ambiente e a urbanização, as vacinas contra as doenças e perspectiva para futuro, já que estudos mostram risco de maior incidência de vírus nos próximos anos no país.

O Ciência Aberta, que é mensal e tem duração de 1h30, é transmitido ao vivo pelo site da Folha (folha.com), e pelo site e Facebook da Fapesp (fapesp.br). Os programas já exibidos, sobre mudanças climáticas e obesidade, estão disponíveis no www.fapesp.br/ciencia-aberta/

O programa é transmitido a partir do auditório da FAPESP, que recebe estudantes como convidados. Nos dois primeiros programas, a plateia contou com cerca de 200 alunos das Etecs (Escola Técnica Estadual) Getúlio Vargas e Guaracy Silveira.

 

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação

João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br / 11 3838 4381