Chamadas de Propostas

Diretrizes da FAPESP - Chamada de Propostas GlobalStars para Projetos Conjuntos de Pesquisa no âmbito entre o Brasil e os países membros da EUREKA que participam da chamada English version

Sumário

Data final para apresentação de propostas completas na FAPESP:

31 de Outubro de 2018

Modalidade de Fomento:

PIPE

Duração máxima do projeto:

Até 24 meses

Submissão:

Propostas devem ser submetidas pelo SAGE

Elegibilidade:

Pequenas Empresas no Estado de São Paulo devem estar associadas, através de um acordo de colaboração com uma empresa de um país membro do Eureka que participe da chamada

Contact at FAPESP:

Patrícia Tedeschi – chamada-globalstars@fapesp.br

Published By EUREKA at:

http://www.eurekanetwork.org/globalstars-brazil-2018


1. Introdução

Dentro da iniciativa GlobalStars da EUREKA, com base no acordo mútuo, Brasil e Áustria, França, Alemanha, Holanda, Espanha e Suíça lançaram uma chamada comum. Participantes do Brasil e dos respectivos países membros do EUREKA participantes da chamada GlobalStars são convidados a apresentar propostas de projetos conjuntos em qualquer área de pesquisa industrial e tecnológica.

As propostas devem preencher os requisitos destas diretrizes e as publicadas pela Eureka em: http://www.eurekanetwork.org/globalstars-brazil-2018

2. Escopo

Esta convocatória convida projetos em TODAS as áreas temáticas.

3. Financiamento

As propostas devem seguir as regras do Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

O financiamento será fornecido apenas para projetos aprovados por todos os países participantes.

Os fundos serão fornecidos de acordo com as leis, regras, regulamentos e procedimentos nacionais estabelecidos por cada organização e / ou cada jurisdição / país.

3.1 Financiamento para Participantes de Projetos de Pesquisa no Estado de São Paulo

a) A FAPESP financiará projetos nos termos, condições e limites de financiamento da Pesquisa Inovativa de Pequenas Empresas da FAPESP - Fase 2 Direta no Estado de São Paulo.

b) O financiamento a ser concedido é para Pesquisadores responsáveis associados a Pequenas Empresas.

c) Nesta chamada, a FAPESP não financiará bolsas PE para os pesquisadores responsável e principais.

4. Elegibilidade

a) Critérios gerais de elegibilidade:

As propostas devem ser preparadas e submetidas de forma colaborativa por empresas dos países membros da Eureka participantes da Chamada e do Estado de São Paulo, de acordo com os seguintes critérios de elegibilidade:

  • O consórcio deve incluir pelo menos uma empresa de São Paulo e uma (com fins lucrativos e independentes) dos países membros da EUREKA participantes da chamada.

  • Os parceiros do projeto devem expressar sua vontade de cooperar em uma base de ganha-ganha / justa em um projeto de pesquisa que leve a um novo produto, processo industrial ou serviço.

  • O produto, processo ou serviço deve ser inovador e deve haver um risco tecnológico envolvido para todos os parceiros envolvidos.

  • O projeto deve beneficiar todos os parceiros envolvidos.

  • O projeto deve ter um benefício óbvio e valor agregado resultante da cooperação tecnológica entre os participantes dos diferentes países (por exemplo, maior base de conhecimento, leads comerciais, acesso à infraestrutura de P & D etc.).

  • Um contrato de consórcio assinado é obrigatório antes do início do projeto. Ele deve incluir, entre outros, a propriedade e uso de know-how e acordos de propriedade intelectual.

  • A duração do projeto não pode exceder 24 meses.

b) Critérios de elegibilidade da FAPESP:

  • Pesquisadores associados a uma pequena empresa (menos de 250 funcionários) estabelecida no Estado de São Paulo.

As propostas apresentadas à FAPESP devem seguir as regras da Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP, exceto se explicitamente indicado neste CFP.

5. Apresentação de propostas

A proposta deve ser apresentada simultaneamente em Eureka, de acordo com as instruções disponíveis em http://www.eurekanetwork.org/globalstars-brazil-2018 e na FAPESP, de acordo com as instruções abaixo.

Os solicitantes do Estado de São Paulo devem enviar uma proposta contendo os itens descritos no Sistema SAGe. Você deve escolher a opção Eureka - PIPE- Fase 2 Direta (Chamada de Propostas 2018).

A lista de documentos que devem ser enviados está disponível no SAGE. A proposta deve ser submetida em inglês.

Uma vez que o período de submissão tenha expirado, só é possível complementar uma proposta a nosso pedido.

A FAPESP orienta os interessados a não deixar para fazer a solicitação nos últimos dias, uma vez que o acúmulo de solicitações simultâneas causa transtornos aos candidatos e aos pesquisadores, além da devolução e perda de prazo para a submissão de propostas.

6. Avaliação e seleção dos projetos

A FAPESP executará a avaliação de acordo com os critérios do PIPE - Fase 2.

Organismos de financiamento nacionais / regionais envolvidos na convocação formarão o Painel de Avaliação Internacional. O papel do Painel de Avaliação Internacional é estabelecer uma lista de classificação de todos os projetos em ordem decrescente de mérito.

7. Cronograma

Item

Deadline

Lançamento da Chamada

4 de Julho de 2018

Prazo para submissão no Eureka e na FAPESP

31 de outubro de 2018

Notificação das propostas enquadradas

15 de Novembro de 2018

Reunião do Comitê Internacional

1º de abril de 2019

Decisão quanto ao financiamento

31 de agosto de 2019

8. Contato para informações

Patrícia Tedeschi – chamada-globalstars@fapesp.br