Releases

Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação explora a Inteligência Artificial

São Paulo, 21 de novembro de 2018 – As pesquisas em Inteligência Artificial – conjunto de softwares que desenvolvem técnicas de processamento da informação tentando simular alguma habilidade humana – são cada vez mais numerosas e abrangentes. Visão e lógica computacional, aprendizado de máquinas, mineração de dados e algoritmos genéticos, que usam técnicas inspiradas pela biologia evolutiva e pela fisiologia dos animais, são algumas das abordagens desses estudos.

O assunto será tema de apresentação que cinco pesquisadores farão no próximo dia 26 no Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, na Assembleia Legislativa de São Paulo. O evento é resultado de uma parceria entre o ILP - Instituto do Legislativo Paulista e a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo para promover palestras sobre pesquisas científicas que apontam para questões-chaves do futuro da sociedade.

No evento, o cientista da computação Marcelo Finger, professor da Universidade de São Paulo (USP), destacará uma característica marcante da Inteligência Artificial: a multidisciplinaridade. Computação, programação, matemática e estatística sozinhas são insuficientes para dar conta desse universo, que acabou sendo mistificado na figura dos robôs humanoides. A Inteligência Artificial exige outros elementos de linguagem, que são conhecimentos específicos da área onde ela estará presente. O diagnóstico de imagem, por exemplo, exigirá do desenvolvedor conhecimento de anatomia e de biologia.

Objeto de pesquisa há 60 anos, a Inteligência Artificial deu um salto muito grande nos últimos cinco anos, quando deixou de ser um tema de predominância acadêmica. No Estado de São Paulo as pesquisas são variadas: inspeção de qualidade automática de carroceria automotiva, sistema de controle do ar em ambientes fechados e sistemas para leituras robustas de textos e imagens utilizando deep learning, processo que tem aprimorado a capacidade dos computadores em classificar, reconhecer e descrever um determinado assunto entre outros.

Especialista em automação de processos de decisão sob incerteza, incluindo representação de conhecimento e aprendizado, Fabio Gagliardi Cozman, professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, contribuirá ao falar sobre o sucesso atual da IA e sobre os desafios futuros da disciplina e o seu impacto na sociedade.

O encontro trará exemplos práticos de aplicação da inteligência artificial. Claudio Santos Pinhanez, gerente sênior da IBM Research Brasil, fará uma análise sobre o uso de big data. A professora Esther Luna Colombini, do Instituto de Computação da Unicamp, tratará das oportunidades da robótica inteligente. Ao final, Roberto de Alencar Lotufo, da startup NeuralMind e professor colaborador da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Unicamp, trará dados sobre o impacto dos avanços da IA na área de automação de documentos.


CICLO ILP-FAPESP DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO

Evento: Inteligência Artificial
Data: 26 de novembro
Local: Auditório Franco Montoro
Horário : das 15h às 17h
Inscrições: www.al.sp.gov.br/ilp/detalheAtividade.jsp?id=4625 (vagas limitadas)

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação
João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br / 11 3838 4381
Heloisa Reinert / hreinert@fapesp.br / 11 3838 4151



Página atualizada em 21/11/2018 - Publicada em 21/11/2018