Notícias

Santa Casa de São Paulo inaugura Laboratório de Medicina Molecular

Santa Casa de São Paulo inaugura Laboratório de Medicina Molecular

30 de julho de 2003

Agência FAPESP - "Um dos principais objetivos do laboratório é realizar experimentos e estudos das sensibilidades individuais aos glicocorticóides", disse o coordenador do laboratório, Carlos Longui. "Ao conhecermos a sensibilidade de uma pessoa, podemos identificar melhor se o medicamento será efetivo e definir a sua dosagem."

Os glicocorticóides são um dos tipos de corticóides, hormônios esteroídicos produzidos na porção cortical das glândulas adrenais. São considerados os principais agentes anti-inflamatórios conhecidos.

A idéia do laboratório surgiu em 1998, quando Longui retornou dos Estados Unidos, onde fez pós-doutorado no National Institute of Child Health and Human Development. Pouco antes de seu retorno, Longui teve aprovado junto à FAPESP um projeto dentro do Programa de Apoio a Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes. "Com este, e outros três projetos regulares aprovados pela Fundação, foi possível viabilizar a infraestrutura inicial do laboratório, com a compra de equipamentos e material permanente", disse o coordenador.

A inauguração contou com a presença do coordenador do laboratório, Carlos Longui, do diretor da FCMSCSP, Ernani Rolim, do diretor do departamento de Ciências Fisiológicas da faculdade, Osmar Monte, e do diretor administrativo da FAPESP, Joaquim José de Camargo Engler.


Página atualizada em 31/01/2020 - Publicada em 30/07/2003