Notícias

Simpósio traz ao país pesquisadores e compositores do Ircam, da França

Simpósio traz ao país pesquisadores e compositores do Ircam, da França Foto: Miguel Boyayan

Agência FAPESP - Pesquisar o som e a música a partir de bases científicas e tecnológicas é a principal missão do Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique (Ircam). Com esse propósito, o instituto, criado pelo compositor francês Pierre Boulez em 1969, a pedido de Georges Pompidou, presidente da França na época, virou referência mundial.

Compositores e cientistas do Ircam, chamada por muitos de "Nasa da música", costumam estar à frente dos grandes avanços da união da música com tecnologia. O sofisticado programa para computador MAX/MSP, criado pelo instituto, é utilizado por produtores, engenheiros de som e músicos do calibre da banda irlandesa U2. Um outro programa, desenvolvido para analisar espectros vocais do canto, tornou possível reconhecer em fitas as vozes de envolvidos no escândalo Watergate, que levou à renúncia do presidente norte-americano Richard Nixon em 1974.

Com tanto conhecimento científico e musical, é fácil entender a atração de cientistas e compositores brasileiros pelo trabalho dos colegas europeus. O resultado da aproximação poderá ser conhecido a partir da quinta-feira (7/8), na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A sede da FAPESP será o palco da abertura do simpósio Ircam-Brasil, que acontece de 8 a 14/8. Compositores, cientistas e pesquisadores destacados do Ircam se reunirão com colegas brasileiros para discutir avanços científicos e tecnológicos em uma ação inédita no país, dentro do campo da pesquisa multidisciplinar e cognitiva da música.

A solenidade de abertura será às 18h, na sede da FAPESP, na rua Pio XI, 1500. Nos dias seguintes, os pesquisadores do Ircam estarão mostrando seus projetos e a filosofia do trabalho desenvolvido na França aos brasileiros. Hugues Vinet, diretor científico do Ircam, e Andrew Gerzso, diretor pedagógico, abrem o ciclo de palestras na sexta-feira, num workshop na Universidade Estadual de Campinas. Os demais eventos acontecem em São Paulo.

Promovido e realizado pela FAPESP, o simpósio Ircam-Brasil é a primeira iniciativa do Instituto Virtual Brasileiro MusArtS (Musica Articulata Sciencia), um núcleo pioneiro na articulação entre música, ciência e tecnologia, recém-criado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo em cooperação com universidades paulistas.

Segundo Silvio Ferraz, curador do simpósio, compositor e professor da PUC e da Unicamp, o intercâmbio com os cientistas do Ircam servirá para os pesquisadores brasileiros organizarem o programa MusArtS, que pretende formar um instituto virtual para concentrar projetos de pesquisa científica sobre música, ciência e tecnologia. ?O site do programa deverá estar no ar em início de setembro?, disse Ferraz à Agência FAPESP.

Segundo o curador do simpósio, o MusArtS servirá também para aproximar vários centros de pesquisa espalhados em universidades paulistas. Também com financiamento da FAPESP, o Instituto de Artes da Unesp deverá receber a primeira orquestra de alto-falantes do País. Ela é formada por 12 falantes e quatro subwoofers. "É mais que uma orquestra, é um verdadeiro laboratório de estudo", diz Ferraz.

Para consultar a programação completa do Ircam-Brasil clique aqui.

Leia reportagem sobre o MusArtS na revista Pesquisa FAPESP

 


Página atualizada em 28/04/2009 - Publicada em 05/08/2003