Notícias

Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo – 2003 em fase de preparação

14 de agosto de 2003

Agência FAPESP - A próxima edição da publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo – 2003 dará ênfase ao período 1998-2002.

“Como o volume anterior englobou de 1990 até 1998, resolvemos agora dar continuidade às séries temporais”, disse Regina Gusmão, a coordenadora executiva do projeto. “A nossa intenção é que, neste volume que está em preparação agora, as conclusões sejam comparadas com as séries dos anos 90”.

Na primeira reunião de trabalho dos coordenadores dos capítulos, realizada nesta segunda (11/8), na sede da FAPESP, em São Paulo, as diretrizes do relatório foram definidas. Os grupos responsáveis pelos 12 capítulos da primeira parte da obra já estão cientes da formatação que os textos devem ter. Pelo calendário do projeto de publicação, uma outra reunião geral será realizada antes do fim do ano. No incío de 2004, em fevereiro, deverá ocorrer um seminário, também na Fundação, para a conclusão dos textos.

“Os temas escolhidos são aqueles que já viraram uma espécie de consenso quando se estuda Ciência e Tecnologia no mundo”, disse Regina. Os dados, de várias fontes, serão tratados por 40 especialistas do setor. Os insumos aplicados em ciência e tecnologia no Estado de São Paulo serão um dos assuntos tratados na publicação. Os produtos decorrentes desses investimentos como também o impacto que isto gera na sociedade também serão temas de capítulos. “Teremos ainda partes temáticas, como o capítulo sobre C&T em Saúde e o de Tecnologia da Informação”, disse Regina.

A concepção da série idealizada pela FAPESP é eminentemente técnica. A obra procura oferecer informações de qualidade voltada para gestores e formuladores de política de Ciência, Tecnologia e Inovação. Além de oferecer um panorama da ciência e de tecnologia em todo o estado, a publicação tem um outro ponto importante, na opinião de Regina. “É feito um grande esforço para que se congreguem pesquisadores das três universidades estaduais”. Como o projeto da publicação funciona nos moldes de um grande consórcio, até pesquisadores que antes trabalhavam isolados, estão agora mais próximos, mesmo depois que o trabalho dentro do projeto termina.

A coordenação geral da publicação do volume é do professor Francisco Romeu Landi, diretor-presidente da Fundação. Além da primeira parte da obra, outros dois grandes capítulos serão preparados. Um exclusivo para a metodologia usada para a geração dos indicadores e um outro para a publicação de todas as tabelas de dados que foram utilizadas para a geração do texto. “A versão final dos capítulos deve ser entregue até janeiro. Elas serão repassadas a especialistas do setor, para que seja feita uma leitura crítica do conteúdo”, disse Regina.