Notícias

Kit Educação em Câncer é lançado na FAPESP

15 de agosto de 2003

Agência FAPESP - O kit multimídia Educação em Câncer coloca em prática a missão de transmitir para a sociedade o conhecimento gerado pela pesquisa científica. Lançado nesta quarta (13/8) na sede da FAPESP, o material é resultado do projeto de difusão científica do Centro Antonio Prudente de Pesquisa e Tratamento do Câncer, um dos dez Centros de Pesquisa Inovação e Difusão (Cepids) criados pela Fundação em 2000. O centro funciona junto ao Hospital do Câncer A.C. Camargo, de São Paulo, centro de referência no diagnóstico e tratamento da doença.

Escolas públicas e privadas paulistas receberão os kits por meio de secretarias estaduais e municipais de Educação e Saúde, além de alguns hospitais. “A intenção é formar educadores que façam os alunos agirem como agentes multiplicadores de informações, transmitindo os conhecimentos adquiridos em sala de aula para familiares, vizinhos e amigos”, explica Ricardo Brentani, diretor presidente do Hospital do Câncer.

Fazem parte do kit cinco manuais, cartazes, folhetos e duas fitas de vídeo, O que é Câncer e Tipos de Câncer, que mostram de forma didática os fatores de risco, os sintomas e as formas de tratamento da doença. A iniciativa pretende mudar o perfil da doença no país, marcada, segundo Brentani, pela falta de prevenção e pelo diagnóstico tardio.

Estatísticas do Hospital do Câncer mostram que, atualmente, 75% dos tumores humanos podem ser prevenidos e 25% podem ser diagnosticados precocemente, o que reforça a importância do acesso à informação ainda na escola. No Hospital do Câncer, duas em cada três pessoas (66%) são curadas. Entre as crianças, o índice é de 73%, ou seja, três em cada quatro ficam livres dos tumores. Quando o diagnóstico é precoce, a cura alcança 90%.

A prevenção continua sendo o melhor remédio, sobretudo porque cerca de 70% dos casos de câncer são causados pela exposição indevida a fatores de risco que poderiam ser facilmente evitados, sobretudo entre crianças e adolescentes. O cigarro, por exemplo, é responsável por cerca de 35% de todos os tumores, o álcool, 15%. A exposição indevida ao sol é responsável por 10% das ocorrências. As bactérias ou vírus (como o HPV) respondem por 10%.

Para José Fernando Perez, diretor científico da FAPESP, o kit Educação em Câncer cumpre a missão estabelecida pelo tripé pesquisa inovadora, transferência de conhecimento para os setores público e privado e educação proposto para os Cepids, e funciona como ferramenta importante de desenvolvimento da cidadania e melhora da saúde da comunidade.

Todos os interessados pelo kit podem reproduzir seu conteúdo a partir dos sites www.ecancer.org.br e www.saudebrasilnet.com.br.

Educadores que não tiverem acesso à internet podem procurar as escolas de sua cidade. Há também um centro de apoio à usuários no site do Hospital do Câncer www.hcanc.org.br.



Página atualizada em 15/08/2003 - Publicada em 15/08/2003