Releases

Ciclo ILP-FAPESP discute fake news na ciência

São Paulo, 18 de março de 2019 - As fake news, as notícias falsas propagadas principalmente por meio das redes sociais, não poupam assunto nem área de conhecimento. Na ciência, elas podem comprometer a difusão de informações científicas, prejudicar o desenvolvimento do conhecimento e até afetar negativamente políticas públicas em áreas fundamentais.

Os impactos das fake news na ciência serão discutidos no primeiro evento do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação deste ano. Resultado de uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, o evento acontece no próximo dia 25, das 15h às 17h, na Assembleia Legislativa de São Paulo, e contará com a participação de quatro palestrantes.

O jornalista Francisco Rolfsen Belda, professor do Departamento de Comunicação Social e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), abordará a “Divulgação científica, desinformação e indicadores de credibilidade jornalística”. Sua apresentação refletirá sobre as relações entre as práticas de divulgação científica, os fenômenos de desinformação nos meios digitais e a busca por critérios capazes de indicar a credibilidade de conteúdos jornalísticos distribuídos na internet.

"Com a profusão de notícias na internet, e sobretudo nas chamadas mídias sociais, é cada vez mais difícil distinguir a informação de qualidade do ruído. Quando se trata de informação científica, essa distinção é ainda mais complicada. Muitas vezes, os leitores acabam tomando como verdade a posição de fontes pouco confiáveis ou formando sua própria opinião a partir de relatos mal apurados ou de informações de qualidade duvidosa”, afirma Belda.

A médica Helena Sato, diretora técnica da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, participará do evento com o tema “Os impactos das fake news nas campanhas de imunização”.

A abordagem tem relação com as notícias falsas que atingiram no ano passado as campanhas de vacinação contra doenças como a febre amarela, o sarampo, a poliomielite e o HPV, vírus que pode causar câncer de colo de útero, segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde a partir de monitoramento na internet.

Essa constatação levou o governo federal a lançar uma ação contra a disseminação de notícias falsas, com vídeos didáticos sobre como identificar essas informações. O Ministério da Saúde também adotou em seu site na internet uma seção exclusiva para combater as notícias falsas da área da saúde.

“A ciência, que por construção deveria ser imune à pós-verdade e à produção de notícias falsas, é um território do conhecimento humano que também está sendo invadido por opiniões e crenças que se sobrepõem ao rigor científico”, avalia Peter Schulz, professor da Faculdade de Ciência Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele fará a apresentação “Quando a ciência dá lugar à pseudociência e vice-versa: como evitar prejuízos à sociedade”.

Também participará do evento a pesquisadora e uma das fundadoras do Instituto Questão de Ciência, Natalia Pasternak Taschner, com a apresentação “Consulte um cientista! Como formular políticas públicas baseadas em evidências”. O Instituto Questão de Ciência tem a missão de apontar e corrigir a falsificação e a distorção do conhecimento científico, além de promover a educação científica e apoiar o uso de evidências na formulação de políticas públicas.

Ciclo

O Ciclo ILP-FAPESP tem o objetivo de promover eventos de divulgação científica voltados à sociedade, legisladores, gestores públicos e outros interessados. As palestras do Ciclo ILP-FAPESP são abertas ao público e têm inscrições gratuitas. As vagas, porém, são limitadas.  

Neste ano, como ocorreu em 2018, o evento terá ainda mais sete edições, entre abril e junho e entre agosto e novembro. Os próximos temas a serem abordados neste primeiro semestre são Big data e machine learning e Álcool e drogas na adolescência.

O conteúdo apresentado em edições passadas do evento está disponível em reportagens da Agência FAPESP, como as que abordaram a Inteligência artificial, Biotecnologia na agricultura e A ciência contra o câncer.

 

 

CICLO ILP-FAPESP DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO

Evento: Fake News na Ciência
Data: 25 de março
Local: Auditório Franco Montoro
Horário: das 15h às 17h
Inscrições
https://www.al.sp.gov.br/ilp/detalheAtividade.jsp?id=4985  (inscrição gratuita com vagas limitadas)

 

 

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação 

João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br / 11 3838 4381

Heloisa Reinert / hreinert@fapesp.br / 11 3838 4151 


Página atualizada em 18/03/2019 - Publicada em 18/03/2019