Releases

Japão e Estado de São Paulo apresentam políticas para área de ciência tecnologia e inovação para aumentar cooperação

São Paulo, 29 de março de 2019 - Ciência, tecnologia e inovação no Japão e no Estado de São Paulo, com destaque para a área de materiais, será o tema de encontro que ocorrerá neste domingo, 31 de março, na Japan House, em São Paulo.

 O evento reunirá o Conselheiro do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão e Diretor do Programa Nacional de Promoção da Inovação Tecnológica (SIP – Cross-ministerial Strategic Innovation Promotion Program), Teruo Kishi, o professor titular do departamento de engenharia de materiais da UFSCar e coordenador do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CEPIV) um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, Edgar Dutra Zanotto; e o diretor-presidente da FAPESP, Carlos Américo Pacheco, e apresentará um panorama da ciência e tecnologia no Estado de São Paulo.  O presidente da FAPESP, Marco Antonio Zago, fará a abertura do encontro.

 Teruo Kishi abordará os empreendimentos do Japão na área de diplomacia em ciência e tecnologia, a política de inovação científica e tecnológica, além dos resultados das pesquisas sobre materiais estruturais inovadores. O Programa Nacional de Promoção da Inovação Tecnológica (SIP), que ele dirige, tem promovido em conjunto com a indústria, a academia e a cooperação governamental desde pesquisa básica até a sua aplicação prática em conexão com o mercado.

 Zanotto trará as novidades de uma área específica: os avanços na “era do vidro” e as estatísticas sobre pesquisas no Japão e no Estado de São Paulo sobre esse material. Falará sobre vidros ultraespeciais: Gorilla glass dos celulares, vidros à prova de bala, filtros de calor e raios UV, óculos pra daltônicos, fibras ópticas, biovidros para medicina e odontologia. E também das pesquisas sobre o uso de simulação computacional e algorítimos de Inteligência Artificial para prever e esclarecer fenômenos cinéticos em vidros e para o desenvolvimento de novas composições vítreas com propriedades inusuais.

 

Data: 31 de março de 2019

Local: Japan House, Avenida Paulista, 52, Bela Vista

Horário: 15h30-19h00

 

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação 

João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br / 11 3838 4381

Heloisa Reinert / hreinert@fapesp.br / 11 3838 4151