Notícias

Ciência Aberta debate bioenergia e outras opções para o Brasil

Ciência Aberta debate bioenergia e outras opções para o Brasil

O uso maciço de energias de origem fóssil – inicialmente carvão e depois petróleo – abasteceu a primeira e a segunda revoluções industriais. Mas, na década de 1970, a crise do petróleo mostrou, de forma eloquente, que as fontes de energias fósseis eram finitas e poderiam estar esgotadas em um futuro relativamente próximo. A busca por fontes renováveis colocou-se na ordem do dia como opção para o desenvolvimento sustentável.

"Bioenergia e outras opções para o Brasil" é o tema do terceiro episódio do programa Ciência Aberta de 2019.

Entre os convidados estão Glaucia Mendes Souza, professora titular do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), Luiz Augusto Horta Nogueira, professor titular do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e consultor de agências das Nações Unidas, e Rubens Maciel Filho, professor da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do Centro de Inovação em Novas Energias (Cine).

O episódio pode ser visto pelo site do programa, pela página da Agência FAPESP no Facebook e no YouTube e pelo site do TV Folha.

Mais informações: www.fapesp.br/ciencia-aberta.


Página atualizada em 14/05/2019 - Publicada em 14/05/2019