Chamadas de Propostas

Chamada conjunta FAPESP-King’s College London 2019 English version

Nota: a data de divulgação de resultados foi adiada para 11 de dezembro de 2019


Sumário

Lançamento da chamada:

3 de junho de 2019

Prazo para recebimento de propostas:

9 de agosto de 2019

Divulgação dos resultados:

11 de dezembro de 2019

Linha de Fomento:

Auxílio à Pesquisa - Regular

Duração máxima dos projetos:

24 meses

Submissão:

Para King’s College (por e-mail) e para a FAPESP (via SAGe)

Elegibilidade:

Pesquisadores com vínculo epmregatício em Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo

Contatos:

FAPESP: chamada-kcl@fapesp.br
King’s College London: globalengagement@kcl.ac.uk


1. Introdução

A FAPESP e a King’s College London, do Reino Unido, anunciam uma chamada para propostas colaborativas de pesquisa. O objetivo é promover e fortalecer a colaboração entre pesquisadores vinculados à King’s College London e vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa do Estado de São Paulo. Os proponentes interessados em submeter propostas conjuntas deverão seguir as orientações descritas a seguir.


2. Temas do conhecimento cobertas nesta Chamada

Esta Chamada receberá propostas em todos os temas científicos.


3. Financiamento

FAPESP e King’s College financiarão cada um até US$25.000 por projeto/por ano. Cada projeto terá um valor máximo de US$100.000, incluindo a parte do Reino Unido e a do Brasil. A FAPESP cobre somente os custos relativos à equipe de pesquisa em São Paulo e King’s College da equipe do Reino Unido.

Espera-se que a contribuição financeira seja equilibrada para cada agência financiadora.


4. Elegibilidade para submissão de Propostas

4.1. Pesquisadores elegíveis

Proponentes de King’s College e do Estado de São Paulo devem atender satisfatoriamente aos critérios de elegibilidade de King’s College e da FAPESP, respectivamente:

a) Na FAPESP, as propostas tramitarão segundo as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa-Regular (www.fapesp.br/apr), incluindo as regras de elegibilidade para esta modalidade. São considerados elegíveis pela FAPESP para submeter proposta nesta Chamada como Pesquisadores Responsáveis pesquisadores com vínculo empregatício em Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa do Estado de São Paulo.

b) São considerados elegíveis pela King’s College para submeter proposta nesta Chamada como Pesquisadores Responsáveis membros do corpo docente ou pesquisadores de pós-doutorado de King’s College London com vínculo empregatício válido por toda duração do projeto de pesquisa

c) As propostas devem almejar o princípio de reciprocidade das qualificações acadêmicas das equipes que participarão das atividades de intercâmbio.


5. Calendário

Chamada publicada nos sites da FAPESP e do King’s College London

3 de junho de 2019

Data limite para recebimento de propostas:

9 de agosto de 2019

Data prevista para divulgação dos resultados:

11 de dezembro de 2019


6. Procedimentos para elaboração de propostas para a FAPESP

Na FAPESP, as propostas tramitarão segundo as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa-Regular (www.fapesp.br/apr), com excepcionalidades descritas nos itens 6.3 e 6.6 abaixo.

6.1. A apresentação das propostas será feita no SAGe (www.fapesp.br/sage) e deverá incluir um projeto de pesquisa concebido e escrito em conjunto pelos dois proponentes. O projeto de pesquisa deve conter uma descrição clara e objetiva da colaboração planejada (distribuição de tarefas e métodos de implementação), além do que se espera ganhar com a colaboração. O projeto de pesquisa deve ser escrito em língua inglesa e deve ter no máximo 15 páginas.

6.2. Formulário com o orçamento solicitado a FAPESP e a King’s College (modelo aqui), a ser anexado na lista de Documentos no SAGe;

6.3. O orçamento solicitado à FAPESP deve atender às normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa-Regular em relação aos itens financiáveis. Excepcionalmente para esta Chamada, pode ser prevista no orçamento à FAPESP a participação em reuniões internas de cada grupo e intercâmbio dos pesquisadores participantes para discussões conjuntas e disseminação de resultados;

6.4. Todos os documentos e formulários solicitados na plataforma SAGe para submissão de Auxílio à Pesquisa Regular. Por favor consulte o SAGe com antecedência.

6.5. Importante: O PR de King’s College também deverá criar um login completo no SAGe. Isso pode ser feito na versão em inglês do SAGe através da opção “Not Registered?”. Apenas os campos de dados indicados como “ * ” são obrigatórios. Após ser indicado na proposta como membro da equipe, o PR de King’s College deve confirmar, via SAGe, sua participação no projeto.

6.6. A duração dos projetos aprovados será de até 24 meses, sem possibilidade de prorrogação.


7. Procedimentos para elaboração de propostas para King’s College London

Pesquisadores Principais de King’s College devem fazer a submissão de propostas à equipe de Global Engagement, por e-mail, para globalengagement@kcl.ac.uk. A proposta deve conter:

a) Formulário de Proposta de Pesquisa (modelo aqui)

b) Projeto de Pesquisa Conjunto (conforme item 6.1 acima)

c) Orçamento solicitado à FAPESP e a King’s College (conforme item 6.2 acima)

d) Súmulas curriculares dos Pesquisadores Responsáveis de São Paulo e de King’s College e de todos os candidatos às missões de intercâmbio.


8. Instruções sobre a submissão das propostas de pesquisa

a. A proposta detalhada na seção anterior deve ser submetida até o dia 9 de agosto de 2019, para a FAPESP pelo PR de São Paulo e para King’s College até 23.59 CST pelo PR do Reino Unido.

b. Nenhuma proposta será aceita após a data limite para a submissão, nem qualquer adendo ou explicação a não ser aqueles explícita e formalmente solicitados pela FAPESP ou por King’s College;

c. Não serão aceitas propostas submetidas por outros meios.


9. Análise e Seleção

9.1. Cada Parte selecionará as propostas de acordo com seus procedimentos. Somente propostas aprovadas por ambas as Partes serão financiadas.

9.2. O critério de avaliação inclui, além dos procedimentos de análise habituais de cada Parte:

• Qualidade científica e grau de inovação do plano de pesquisa

• Viabilidade do plano de pesquisa

• Competência e Expertise dos proponentes de ambos os países

• Valor gerado pela colaboração bilateral

A mobilidade de pesquisadores também será considerada na análise.

9.3. As propostas que não estejam em conformidade com os termos das presentes orientações, não serão qualificadas para análise.

9.4. Em consideração aos resultados finais anunciados nesta chamada de propostas, a FAPESP e King’s College não vão aceitar solicitações de reconsideração.


10. Propriedade Intelectual

Em caso de aprovação, um Termo de Compromisso (“Letter of Agreement” ou “Memorandum of Understanding”) deverá ser firmado entre a Instituição de vínculo do pesquisador no Reino Unido e a Instituição de vínculo do Pesquisador do Estado de São Paulo, no qual se especificará como os direitos de propriedade intelectual, de confidencialidade e de publicações serão tratados em conjunto, respeitando as políticas de propriedade intelectual de cada agência financiadora e das instituições sede da pesquisa. Espera-se que os custos relativos à gestão de propriedade intelectual sejam acordados entre as instituições de pesquisa antes do início da mesma. A apresentação deste documento (“Letter of Agreement”) é obrigatória e deverá ocorrer antes da assinatura do Termo de Outorga nos casos de financiamento pela FAPESP.


11. Mais informações

Todas as questões relacionadas à presente Chamada de propostas devem ser enviadas para:

FAPESP: Carolina Costa, Assessora, e-mail: chamada-kcl@fapesp.br

King’s College: Dr Yuchun Chiang Mathews, Partnerships Manager, Global Engagement, email: yuchun.mathews@kcl.ac.uk


Página atualizada em 13/11/2019 - Publicada em 29/05/2019