Chamadas de Propostas

Oportunidade para Pesquisa Colaborativa FAPESP e National Institutes of Health (NIH) English version

ORIENTAÇÃO AOS PROPONENTES FAPESP- NIH

Essas orientações estão publicadas em www.fapesp.br/10025

CHAMADA ENCERRADA EM 22/12/2019

Sumário
Data limite para submissão das propostas:
Fluxo Contínuo, conforme descrito nos itens 5 e 6
Modalidade de apoio:
Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático (www.fapesp.br/176)
Duração máxima dos projetos:
Até 60 meses
Elegibilidade:
Pesquisadores com vínculo empregatício em Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo, pública ou privada, conforme item 3.1 abaixo
Submissão de propostas:
Para NIH: conforme descrito em Notice of Information ;
Para a FAPESP: na plataforma SAGe FAPESP
Contato FAPESP:
Dra. Simone Godoi - chamada_nih@fapesp.br
Contato NIH:
Conforme indicado em Notice of Information - Inquiries

1. Introdução

O National Institutes of Health (NIH), EUA e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Brasil, assinaram um Memorando de Entendimento para encorajar a pesquisa colaborativa entre pesquisadores dos EUA e do Estado de São Paulo, Brasil.

No âmbito deste Memorando de Entendimento, com o objetivo de promover tal colaboração, a FAPESP anuncia essa Chamada de Propostas e convida pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino Superior e Pesquisa do Estado de São Paulo a submeterem propostas de pesquisa em colaboração com pesquisadores dos Estados Unidos.

As orientações a seguir foram elaboradas de acordo com o documento “ Notice of Information from the NIH: Parallel Funding Initiative for Collaborative Research Between Investigators in the USA and in the State of São Paulo, Brazil ” e estão disponíveis em http://grants.nih.gov/grants/guide/notice-files/NOT-TW-16-001.html.

As propostas devem ser elaboradas em colaboração entre pesquisadores dos Estados Unidos e do Estado de São Paulo, Brasil.

FAPESP e NIH pretendem apoiar conjuntamente propostas na modalidade R01 (http://grants.nih.gov/grants/guide/pa-files/PA-13-302.html). Tais propostas deverão ser submetidas, analisadas e aprovadas pelo NIH e se enquadrar dentro das áreas e tópicos de interesse mútuo dessas agências, incluindo abordagens simples ou interdisciplinares.

Propostas R01 aprovadas pelo NIH, deverão ser submetidas à FAPESP (somente após a confirmação da aprovação pelo NIH), na modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático , seguindo todas as normas e regulamentação dessa modalidade de apoio (www.fapesp.br/176), exceto quando explicitamente aqui especificado.

2. Temas de Pesquisa

2.1. As áreas de interesse incluem os tópicos relacionados à missão de cada um dos Institutos e Centros (ICs) do NIH participantes dessa chamada - listados no item 8, abaixo. As descrições das áreas de interesse de cada IC estão disponíveis nos links de websites também disponíveis no item 8.

2.2. Propostas que não contemplem as áreas de interesse de um IC participante, serão avaliadas seguindo a sistemática padrão de análise do NIH, mas não serão consideradas elegíveis para financiamento conjunto no âmbito desta chamada.

2.3. Dúvidas quanto à adequação das propostas de pesquisa a cada IC poderão ser direcionadas à pessoa de contato (Point of Contact - POC) de cada IC participante, como listado no documento Notice of Information.

2.4. Somente propostas submetidas na modalidade R01 (PA-13-302) do NIH, nas quais o Pesquisador Responsável no Estado de São Paulo tenha sido, previamente, considerado elegível pela FAPESP, para ser responsável pelo projeto na modalidade de apoio Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático, serão consideradas no âmbito dessa chamada (ver item 3.2.1 abaixo).

3. Instruções aos Proponentes:

3.1 Critérios de Elegibilidade

Para serem consideradas elegíveis no âmbito da parceria FAPESP-NIH, as propostas devem:

3.1.1 Incluir pelo menos um Pesquisador Responsável (PR) de uma instituição do Estado de São Paulo que atenda aos critérios de elegibilidade da modalidade de apoio - Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático da FAPESP (itens 3.3 e 11.1 (c), disponíveis em www.fapesp.br/176) e um Pesquisador Responsável (PR) dos EUA que seja elegível para financiamento pelo NIH.

3.1.2 Utilizar o mecanismo de Multiple PI – MPI (https://grants.nih.gov/grants/multi_pi/). Qualquer MPI dos EUA poderá submeter uma proposta. Caso a proposta seja selecionada para financiamento conjunto, o PI dos EUA e sua instituição serão o “PI de contato” para o NIH, e o PR (Pesquisador Responsável) de São Paulo será o “PR de contato” para a FAPESP. Colaboradores de qualquer parte do mundo poderão fazer parte da equipe.

3.2 Submissão de propostas

3.2.1 Os proponentes do Estado de São Paulo deverão enviar um resumo do projeto para a FAPESP (o mesmo resumo a ser submetido ao NIH), usando o endereço de e-mail chamada_nih@fapesp.br, a fim de obter uma declaração de elegibilidade emitida pela Fundação (“Carta de elegibilidade”), com pelo menos quatro semanas de antecedência à submissão da proposta ao NIH. Informações adicionais poderão ser solicitadas pela FAPESP.

3.2.2 A proposta submetida ao NIH deverá incluir a informação de que o PR do Estado de São Paulo foi considerado elegível pela FAPESP (cópia da Carta de elegibilidade) As propostas que não estiverem acompanhadas dessa carta não serão consideradas pela FAPESP para financiamento conjunto.

3.2.3 Os proponentes deverão indicar seu interesse em serem considerados para a oportunidade de parceria FAPESP-NIH:

(i) escrevendo a seguinte frase ao final do item “Objetivos Específicos”: “Nós gostaríamos que essa proposta fosse considerada sob a Iniciativa de Financiamento NIH-FAPESP” e

(ii) incluindo na proposta a cópia da “Carta de Elegibilidade” da FAPESP.

3.2.4 Os proponentes deverão seguir as orientações padrão para a submissão da proposta ao NIH, incluindo regras referentes às propostas estrangeiras ou com membros estrangeiros.

4. Financiamento

Para cada projeto de pesquisa aprovado, o NIH assumirá o financiamento das equipes de pesquisadores dos EUA e a FAPESP assumirá o financiamento das equipes de pesquisadores do Estado de São Paulo, Brasil.

4.1 O financiamento será feito em todos os casos, de acordo com as correspondentes regras e regulamentos nacionais e disponibilidade orçamentária.

4.2. No orçamento, todos os custos relativos às atividades de pesquisa e também à equipe de pesquisa, envolvendo os laboratórios nos EUA e no Estado de São Paulo, devem ser apresentados separadamente de forma clara em tabelas independentes. Cada item do orçamento solicitado à FAPESP deverá incluir uma justificativa.

4.3. As propostas submetidas aos NIH (R01) serão consideradas pela FAPESP como Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático. (A FAPESP poderá solicitar documentos adicionais ao PR de São Paulo, no momento da submissão da proposta.)

4.4. As propostas submetidas ao NIH e à FAPESP não precisam apresentar valores idênticos de orçamento solicitado, pois espera-se que os orçamentos reflitam a participação dos cientistas em cada país. Ou seja, as propostas deverão apresentar uma colaboração balanceada, não especificamente em termos monetários, mas em compromisso e esforços equivalentes à pesquisa em ambos os lados. O único requisito é que sejam respeitadas as regras das respectivas modalidades de fomento de cada agência.

5. Análise das propostas

5.1 No NIH, a análise das propostas R01 será feita seguindo as orientações e normas padrão daquela agência. Propostas que estiverem relacionadas a um dos ICs participantes desta iniciativa, serão consideradas e analisadas como proposta submetida no âmbito da colaboração FAPESP-NIH. As propostas serão analisadas somente pelo NIH.

5.2 No momento apropriado (após a aprovação da proposta R01 pelo NIH), a pessoa de contato (POC) na FAPESP, irá solicitar ao PR do Estado de São Paulo, o envio do “Summary Statement” emitido pelo NIH; da proposta completa (mesma submetida e aprovada pelo NIH) e demais documentos exigidos pela FAPESP.. O envio dos documentos deverá ser no prazo de uma semana após receber o “Summary Statement”.

5.3 Os proponentes serão notificados através de procedimento normal do NIH, se estão sendo considerados para receber um auxílio do NIH e o IC irá indicar se o auxílio será financiado em paralelo pela FAPESP.

6. Cronograma

As propostas devem ser submetidas de acordo com as datas e procedimentos padrões do NIH. Proponentes do Estado de São Paulo que se enquadrarem nas condições descritas no item 5.2 acima, serão notificados pela FAPESP para fazer a submissão da proposta Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático - usando a plataforma SAGe.

7. Informação adicional

NIH (EUA) – Pessoa de Contato de cada Instituto e Centro (ICs) como descrito no Notice of Information.

FAPESP: Dra. Simone Godoi, Coordenadora de Programa Científico – Área de Saúde. E-mail: chamada_nih@fapesp.br

8. Institutos e Centros participantes do NIH:

1. National Cancer Institute (NCI)

2. National Eye Institute (NEI)

3. National Institute on Aging (NIA)

4. National Human Genome Research Institute (NHGRI)

5. National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA)

6. National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID)

7. National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases (NIAMS)

8. National Institute of Biomedical Imaging and Bioengineering (NIBIB)

9. Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health and Human Development (NICHD)

10. National Institute on Deafness and Other Communication Disorders (NIDCD)

11. National Institute on Dental and Craniofacial Research (NIDCR)

12. National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (NIDDK)

13. National Institute on Drug Abuse (NIDA)

14. National Institute of Environmental Health Sciences (NIEHS)

15. National Institute of General Medical Sciences (NIGMS)

16. National Institute of Mental Health (NIMH)

17. National Institute of Neurological Disorders and Stroke (NINDS)

18. National Institute of Nursing Research (NINR)

19. National Institute on Minority Health and Health Disparities (NIMHD)

20. National Center for Complementary and Integrative Health (NCCIH)

21. National Library of Medicine (NLM)

22. Fogarty International Center (FIC)