Notícias
FAPESP e Max Planck lançam chamada de propostas em pesquisa básica English version
A FAPESP e a Sociedade Max Planck para o Avanço da Ciência (MPG), da Alemanha, anunciam uma nova chamada de propostas para o desenvolvimento de colaborações em pesquisa básica. Trata-se da quarta chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação mantido pelas instituições.
A chamada está aberta a todas as áreas do conhecimento. Cada proposta deverá ter um pesquisador responsável vinculado às Instituições de Ensino Superior e Pesquisa do Estado de São Paulo e outro ligado a um dos 84 Institutos Max Planck. O projeto deverá ser desenvolvido tanto em São Paulo como na Alemanha e, excepcionalmente para essa chamada, terá duração de 36 meses.
Propostas podem ser enviadas até 2 de dezembro de 2019 pela plataforma SAGe (www.fapesp.br/sage). Antes, porém, os pesquisadores responsáveis devem realizar consulta de elegibilidade até 12 de novembro – via e-mail pelo lado brasileiro e via carta de comprometimento institucional pelo lado alemão (modelo anexo à chamada), assinada por diretor de um Instituto Max Planck.
No ato da inscrição, o pesquisador parceiro do Instituto Max Planck precisa se cadastrar no SAGe para que possa ser indicado na proposta como membro da equipe.
As inscrições a esta oportunidade são abertas a pesquisadores responsáveis ou principais por projetos de pesquisa vigentes financiados pela FAPESP nas seguintes modalidades: Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), além de Pesquisadores Responsáveis por projetos no Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.
As submissões devem seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular. Exceções estão especificadas no texto da chamada.
A chamada está publicada em: www.fapesp.br/13607.