Notícias

FAPESP e Max Planck lançam chamada de propostas em pesquisa básica English version

FAPESP e Max Planck lançam chamada de propostas em pesquisa básica Serão apoiadas colaborações entre pesquisadores do Estado de São Paulo e de 84 Institutos Max Planck na Alemanha em todas as áreas do conhecimento (foto: Lead Discovery Center / Max Planck Innovation)

A FAPESP e a Sociedade Max Planck para o Avanço da Ciência (MPG), da Alemanha, anunciam uma nova chamada de propostas para o desenvolvimento de colaborações em pesquisa básica. Trata-se da quarta chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação mantido pelas instituições.

A chamada está aberta a todas as áreas do conhecimento. Cada proposta deverá ter um pesquisador responsável vinculado às Instituições de Ensino Superior e Pesquisa do Estado de São Paulo e outro ligado a um dos 84 Institutos Max Planck. O projeto deverá ser desenvolvido tanto em São Paulo como na Alemanha e, excepcionalmente para essa chamada, terá duração de 36 meses.

Propostas podem ser enviadas até 2 de dezembro de 2019 pela plataforma SAGe (www.fapesp.br/sage). Antes, porém, os pesquisadores responsáveis devem realizar consulta de elegibilidade até 12 de novembro – via e-mail pelo lado brasileiro e via carta de comprometimento institucional pelo lado alemão (modelo anexo à chamada), assinada por diretor de um Instituto Max Planck.

No ato da inscrição, o pesquisador parceiro do Instituto Max Planck precisa se cadastrar no SAGe para que possa ser indicado na proposta como membro da equipe.

As inscrições a esta oportunidade são abertas a pesquisadores responsáveis ou principais por projetos de pesquisa vigentes financiados pela FAPESP nas seguintes modalidades: Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), além de Pesquisadores Responsáveis por projetos no Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

As submissões devem seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular. Exceções estão especificadas no texto da chamada.

A chamada está publicada em: www.fapesp.br/13607.


Página atualizada em 21/10/2019 - Publicada em 14/10/2019