Chamadas de Propostas

Anexo II: Roteiro de Proposta

Formatação do Projeto de Pesquisa:

Para facilitar a leitura pelos revisores, o texto deve ser redigido com espaçamento entre linhas de 1,5, fonte equivalente a Times New Roman ou Arial 12 e margens de 3 cm à esquerda e 1,5 cm à direita. As figuras e tabelas, se houver, devem ter uma legenda explicativa e devem ser numeradas para serem referenciadas no texto.

Recomenda-se que o projeto seja estruturado conforme roteiro a seguir, utilizando os títulos listados nos itens 1 a 10 abaixo, ocupando no máximo 25 páginas, como títulos de seções:

1. Título do Projeto:

O título do projeto deve refletir de forma concisa o tema central do projeto proposto.

2. Justificativa:

2.1 Enunciado do problema:

I. Qual é o problema central a ser tratado? Entende-se por problema a defasagem entre uma situação real, insatisfatória e indesejada (e que por isto requer intervenção), e uma situação desejada. O problema deve estar relacionado a algo real e concreto, ou seja, não pode estar relacionado com juízos de valor ou suposições. Além disso, o problema deve ser algo relevante e sustentado por dados, estatísticas ou mesmo argumentos que demonstrem a importância deste problema.

II. Onde se situa o problema na cadeia do saneamento?

Elementos da Cadeia do Saneamento:

§ Conservação dos Recursos Hídricos;

§ Captação de Água;

§ Tratamento de Água;

§ Adução;

§ Reservação;

§ Distribuição de Água;

§ Uso da Água;

§ Coleta e Transporte de Esgoto;

§ Tratamento de Esgoto;

§ Tratamento, Disposição e Utilização de Sub-Produtos do Tratamento de Água e Esgoto.

III. Explicitar os desafios científicos e tecnológicos que o projeto se propõe a superar para atingir os objetivos.

IV. Citar referências que relatem que os desafios mencionados não foram ainda vencidos (ou ainda não foram vencidos de forma adequada) e que poderão ser vencidos com os métodos e meios da proposta em análise.

V. Quais são as teorias, leis ou hipóteses envolvidas no problema, que combinadas com condições específicas, permitiriam deduzir o que se deseja explicar?

VI. A demanda deve estar inserida na lista de temas relevantes disponibilizada no Anexo I;

2.2 Inovação

Os projetos de pesquisa podem ser enquadrados nas categorias de inovação tecnológica e/ou organizacional.

2.2.1 Inovação Tecnológica de Produto e/ou Processo

Para a elaboração do projeto de inovação tecnológica, são expostos os conceitos de modo a permitir uma maior aderência com os objetivos propostos nesta Chamada de Propostas - PITE FAPESP/SABESP.

Projeto de Inovação Tecnológica é aquele que envolve conhecimentos científicos e técnicos, com o objetivo de desenvolver ou aperfeiçoar produto, processo, sistema ou serviço com interesse empresarial ou social.

Entende-se por inovação de processo e produto, as definições constantes no Manual de Oslo, OECD (2005), a seguir explicitadas:

· Inovação de produto: introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que concerne a suas características ou usos previstos. Incluem-se melhoramentos significativos em especificações técnicas, componentes e materiais, softwares incorporados, facilidade de uso ou outras características funcionais.

· Inovação de processo: implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado. Incluem-se mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares.

· As inovações de produtos no setor de serviços podem incluir melhoramentos importantes no que diz respeito a como elas são oferecidas (por exemplo, em termos de eficiência ou de velocidade), a adição de novas funções ou características em serviços existentes, ou a introdução de serviços inteiramente novos. São exemplos as melhorias significativas em serviços bancários via internet, tais como um grande aumento na velocidade e na facilidade de uso, ou a introdução de serviços de retirada e devolução em casa que melhoram o acesso de clientes a carros de aluguel.

Expostos os conceitos, os projetos relacionados à inovação tecnológica deverão descrever os seguintes itens:

I. Justificar por que o projeto proposto se enquadra como geradora de conhecimento relevante para potencial fonte de inovação tecnológica de processo ou de produto ou ambos.

II. Avaliação preliminar do potencial de benefício econômico da inovação tecnológica.

III. No caso de haver potencial de inovação de produto deverão constar:

a) As especificações técnicas (ou atributos) e requisitos dos produtos atuais (em oposição aos inovadores), quando houver;

b) Descrição do potencial produto (como por exemplos, equipamento, produto químico, dispositivo, aparelho, instrumento) a ser gerado;

c) As metas quantitativas e qualitativas que possibilitariam checar as melhorias entre o estágio atual e inovador do produto estudado.

IV. Em caso de inovação de processo, deverão constar:

a) As principais características do estágio atual do(s) processo(s) em relação às entradas, parâmetros de processo e saídas.

b) Em relação às saídas do Processo, os requisitos legais ou reguladores (como por exemplo, padrões de potabilidade de água, padrões de emissão de lançamento de efluentes de ETEs) de âmbitos nacionais e internacionais.

c) As metas quantitativas que possibilitariam checar as melhorias entre o estágio atual e inovador do processo estudado.

Figura 1: Esquema representativo de elementos de processo

2.3 Inovação Organizacional

Além dos projetos de pesquisa voltados às inovações tecnológicas de produto e processo, prevê-se também a possibilidade de estudos voltados para a inovação organizacional, cujas definições estão constantes no Manual de Oslo/OECD (2005) e que explicitamos algumas:

• Uma inovação organizacional é a implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócios da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações externas.

• Os aspectos distintivos da inovação organizacional, comparada com outras mudanças organizacionais em uma empresa, é a implementação de um método organizacional (em práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas) que não tenha sido usada anteriormente na empresa e que seja resultado de decisões estratégicas tomada pela gerência.

Entende-se que uma inovação organizacional tem um componente tecnológico em menor grau que as inovações de processo e produto. Mas muitas vezes a adoção de inovações tecnológicas tem como principal barreira justamente o modelo organizacional presente numa empresa.

Devem constar no mínimo os seguintes itens, caso o projeto seja de inovação organizacional:

• Justificar por que o projeto proposto se enquadra como geradora de conhecimento relevante para potencial fonte de inovação organizacional.

• Avaliação preliminar do potencial de benefício econômico da inovação organizacional.

3. Objetivo Superior

I. Descrever a finalidade do projeto proposto, entendida como uma descrição da contribuição para a solução de um problema diagnosticado;

II. Exemplos:

- Diminuir o aporte de fósforo em corpos receptores;

- Otimizar a utilização de recursos energéticos em Estações de Tratamento de Esgoto;

4. Objetivos do Projeto

I. Descrever os objetivos do projeto entendido como resultados esperados ao fim do período de execução do projeto. Os objetivos do projeto devem se limitar exclusivamente em função das atividades implementadas em seu âmbito. Recomenda-se que o projeto tenha somente um ou no máximo dois objetivos específicos do projeto.

II. Exemplos:

- Desenvolver uma estrutura de beneficiamento de biogás em termos de purificação, compressão, armazenamento e controle, para produção de um substituto de GNV.

- Desenvolver nova solução para o monitoramento contínuo (tempo real) de fósforo total em águas para abastecimento e residuárias através de utilização de microlaboratórios autônomos.

5. Resultados

I. Descrever os resultados que constituem o projeto, que são os produtos das atividades a serem implementados com a finalidade de se atingir os Objetivos do Projeto.

II. Para cada Resultado há associado um conjunto de atividades específicas, as metas do projeto e os indicadores de seu alcance.

III. Exemplos:

- Elaboração de diagnóstico do reaproveitamento de biogás em Estações de Tratamento de Esgoto;

- Desenvolvimento em escala laboratorial;

- Desenvolvimento de planta em escala piloto;

- Desenvolvimento de Protótipos.

6. Plano de Trabalho

6.1 Relação de Atividades

I. A descrição do item de atividades de um projeto é a base do plano de trabalho, pois se permite focar na previsão dos recursos (humanos, materiais, tempo). É a partir deste item de atividades que serão elaborados o cronograma físico e o cronograma físico-financeiro, o qual por sua vez possibilitará prever o fluxo de caixa do projeto.

II. Para cada resultado descrito no item 5 deve ser feita uma lista das atividades correspondentes;

III. Exemplos:

- Resultado: Elaboração de diagnóstico do reaproveitamento de biogás em Estações de Tratamento de Esgoto;

• revisão bibliográfica;

• levantamento de informações disponíveis em ETEs operadas pela SABESP;

• análise crítica das principais opções de reaproveitamento de biogás em ETEs.

- Resultado: Desenvolvimento de planta em escala piloto;

• elaboração de projeto da escala piloto;

• aquisição de materiais e equipamentos;

• montagem da planta em escala piloto.

6.2 Identificação dos Recursos Necessários

I. Para cada atividade deverá ser elaborada a identificação dos recursos materiais, humanos e de tempo.

II. Exemplos:

Atividade: Avaliação da carga limite tóxica afluente

Prazo: tempo total da atividade: 3 meses;

Recursos:

- equipamento respirômetro “on-line” para medir a intensidade da atividade metabólica dos microrganismos aeróbio;

- técnico de laboratório por 3 meses e 10 horas semanais.

III. Em relação aos métodos escolhidos de cada atividade para as observações relativas ao problema:

a) Justificar a escolha dos métodos;

b) Citar que dados serão observados.

6.3 Identificação da contrapartida da instituição de pesquisa

O instrumento formal para dar prosseguimento a um projeto de pesquisa é através da celebração de um convênio entre a FAPESP, SABESP e a Universidade a que pertence o Instituto de Pesquisa. Por se tratar de convênio, entende-se que deve haver uma contrapartida da instituição de pesquisa. Como é comum a omissão deste tipo de informação, solicita-se explicitar os recursos que serão disponibilizados pela instituição proponente.

Exemplos:

• dedicação do coordenador pesquisador em 8 horas semanais no projeto;

• utilização da infraestrutura de laboratório, bem como dos reagentes necessários para a realização das análises.

7. Cronograma Físico

Quando o projeto será completado? Quais os eventos marcantes que poderão ser usados para medir o progresso do projeto e quando estará completo? Caso o projeto proposto seja parte de outro projeto maior já em andamento, estimar os prazos somente para o projeto proposto.

8. Disseminação e avaliação

Como os resultados do projeto deverão ser avaliados e como serão disseminados?

9. O utros apoios

Demonstrar outros apoios ao projeto se houver, em forma de fundos, bens ou serviços, mas sem incluir itens como uso de instalações da instituição que já estão disponíveis.

10. Bibliografia

11. Propriedade Intelectual

a) Todos os resultados e direitos de propriedade intelectual, que foram obtidos no âmbito do trabalho mútuo incluindo-se, mas não restritos a inventos, programas de computador, aperfeiçoamentos, metodologias e inovações técnicas, produtos ou processos, “know how”, privilegiáveis ou não, que venham a ser obtidos em virtude da execução do projeto, serão de titularidade e propriedade conjunta da SABESP da Instituição de Pesquisa, na proporção de 50% para a SABESP e 50 % para a Instituição de Pesquisa. Deverá, portanto, ser informado na proposta de projeto inscrita se há registro de Propriedade Industrial pré-existente relacionada a qualquer um dos membros da equipe do projeto ou à Instituição Sede.

b) Citar trabalhos relevantes que já foram desenvolvidos no âmbito do projeto proposto e/ou projetos correlatos.

c) As publicações não devem ferir os direitos de propriedade industrial, potencial ou adquirida no âmbito do projeto, e deverão ser obedecidas as condições de sigilo e licenciamento que constarão em contrato.

d) Informar se a proposta de projeto prevê o acesso a patrimônio genético ou não, conforme estabelecido na Lei nº 13.123 de 20/05/2015 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13123.htm

12. Descrição da Equipe

a) Todos os participantes do projeto devem ser elencados: além do nome do participante, a instituição e entidade a que pertence devem ser nomeadas, a função no projeto deve ser definida, a carga horária dedicada ao projeto deve ser atribuída. Estes dados devem ser incluídos no campo correspondente no SAGE.

b) Não é permitida a participação de funcionários na SABESP na equipe de projeto. A participação de pesquisadores da SABESP no projeto será discutida após a concessão do projeto.

c) Participação de Entidade Co-financiadora:

Uma das principais características do setor de saneamento com relação à inovação é a caracterização das empresas de saneamento como tomadoras de inovação vindas de outros setores (como por exemplo, fornecedores de materiais e equipamentos).

Muitas vezes a SABESP é procurada pelos fornecedores de materiais e equipamentos para o desenvolvimento de novos produtos e processos, de forma a satisfazer e atender demandas operacionais.

Levando-se em conta esta característica das empresas de saneamento, o pesquisador responsável pelo projeto de pesquisa pode contar com a participação de outras empresas na condição de co-financiadoras, sendo necessária a prévia autorização da SABESP antes da submissão do projeto à FAPESP.

Esta prévia autorização da SABESP deverá tratar além da participação percentual de recursos da entidade co-financiadora, a questão de propriedade intelectual, confidencialidade e licenciamento.

13. Descrição do orçamento solicitado

As propostas devem incluir um orçamento que justifique cada um dos itens solicitados, que pode ser qualquer um dos descritos em www.fapesp.br/pite/#7.

O orçamento deve ser preenchido no campo R$/US$ no Sistema SAGE e deve incluir o valor total do projeto. Não é necessário separar o orçamento solicitado entre a FAPESP e a SABESP.

IMPORTANTE: Para cada material permanente (nacional ou importado) cujo valor supere dez salários mínimos, é necessário apresentar 3 orçamentos ou informar se houver um único fornecedor.

14. Plano de Trabalho para as Bolsas Acadêmicas solicitadas

O orçamento proposto pode incluir custos para bolsas de Treinamento Técnico (TT), Participação em Curso (PC), Iniciação Científica (IC), Mestrado (MS) e Pós-Doutorado (PD). As datas de término para cada bolsa devem ser durante ou antes da data final do projeto. Para cada bolsa solicitada, um plano de atividades de duas páginas deve ser submetido juntamente com a proposta de pesquisa. Os planos de atividades devem incluir: Título para o projeto de pesquisa da bolsa, Problema / Desafio a ser tratado, Metodologia e Resultados Esperados. Para as bolsas de TT e PC, o plano de atividades deve ser elaborado conforme modelo disponível para download no SAGe, incluindo: título e resumo do plano de atividades; objetivos pretendidos; plano de trabalho; justificativas para a escolha do nível de bolsa e para o plano de atividades proposto.

Não é necessário indicar o nome do bolsista no envio da proposta do Auxílio. Caso a Bolsa seja aprovada, o Pesquisador Responsável pelo Auxílio deverá providenciar processo seletivo para a seleção dos bolsistas.


Página atualizada em 13/02/2020 - Publicada em 07/02/2020