Notícias

Diretor Científico da FAPESP é eleito para Academia de Ciências do Terceiro Mundo

3 de novembro de 2003

Agência FAPESP - A Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS) escolheu 49 cientistas, de 20 países, como novos membros, durante a 9ª Conferência Geral da instituição, realizada em Pequim, China, de 16 a 19 de outubro. Quatro brasileiros estão na relação e passam a integrar a academia: Aloisio Pessoa de Araújo; Antonio Carlos Campos de Carvalho; George Alexandre dos Reis; e José Fernando Perez.

Perez, 59 anos, é Diretor Científico da FAPESP. Formado em física e engenharia eletrônica, é professor titular no Departamento de Física Matemática do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e membro do Impa e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi nomeado Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1996, e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2000.

O economista Aloisio Pessoa de Araújo, 57 anos, é professor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e professor titular da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas. Recebeu a Ordem do Mérito Científico em 1999.

O médico Antonio Carlos Campos de Carvalho, 50 anos, é professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro da International Society on Tissue Bio-engineering.

George Alexandre dos Reis, 50 anos, médico e professor do Instituto de Biofisica Carlos Chagas Filho, é também pesquisador internacional das fundações Howard Hughes e Guggenheim.

Todos os quatro são membros da Academia Brasileira de Ciências. Com os novos eleitos, a Academia de Ciências do Terceiro Mundo passa a contar com 710 integrantes, 60 dos quais são brasileiros.

A Twas é uma organização internacional autônoma, fundada em Trieste, na Itália, em 1983, que tem como objetivo “promover a capacidade e a excelência científica para o desenvolvimento sustentado”.