Programa Mudanças Climáticas

Webinar FAPESP-Belmont Forum

Webinar FAPESP-Belmont Forum


Webinar FAPESP-Belmont Forum
Impactos das Mudanças Climáticas na Sociedade Brasileira:
A ciência focada em soluções produzidas pela cooperação FAPESP-Belmont Forum

Por: Cristiane Bergamini

O Programa FAPESP de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais realiza nesta terça-feira, 16 de junho, às 10h, o Webinar “Impactos das Mudanças Climáticas na Sociedade Brasileira: A ciência focada em soluções produzidas pela cooperação FAPESP-Belmont Forum”.

De acordo com o membro do Comitê do Programa de Mudanças Climáticas e moderador do evento, Professor Jean Ometto, o objetivo do evento é apresentar e discutir o contexto da pesquisa inter e transdisciplinar no âmbito da cooperação FAPESP – Belmont Forum - consórcio internacional de agências de financiamento estabelecido em 2009, do qual a FAPESP é uma das agências fundadoras -, e a importância da cooperação internacional na produção de ciência com foco em soluções à sociedade.

“Um dos grandes desafios das pesquisas relacionadas às mudanças climáticas globais é elucidar e melhor compreender como os sistemas naturais e sociais respondem, e responderão, as variações de clima extremas presentes e futuras. Este é um desafio científico disciplinar e interdisciplinar, levando a necessidade de reunir ciências naturais e sociais para entender, tratar e propor soluções às questões impostas por essa realidade contemporânea. Muitos são os desafios científicos de questões transversais e complexas, com forte apelo à tomada de decisão, no contexto das mudanças climáticas e ambientais globais, como segurança alimentar, hídrica, energética, perda de biodiversidade, urbanização, aumento no nível do mar, desenvolvimento sustentável, entre muitas outras”, escalrece o Professor que é o responsável pelo projeto FAPESP e Belmont Forum - promovendo colaboração científica internacional, que tem prazo previsto para finalização em março de 2021.

Entre os temas das palestras estão os desafios e resultados relevantes de Projetos Belmont Forum sociedade, políticas públicas: Clima, Agricultura e Segurança Alimentar, Cidades, Zonas Costeiras, Sustentabilidade e Adaptação.

São presenças confirmadas os Professores: Jean Paul Metzger, Maria Gasalla, Katia Ferraz e Gabriela Di Giulio (USP - Universidade de São Paulo), Iracema Cavalcanti (INPE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Mateus Batistella (Unicamp - Universidade Estadual de Campinas) e Jose Marengo (CEMADEN). A Moderação é do Professor e membro do Comitê do Programa FAPESP de Mudanças Climáticas Jean Ometto e do Coordenador do Programa, Professor Paulo Artaxo.

Confira a programação em https://fapesp.br/14288. Assista pelo canal da Agência FAPESP no Youtube. Clique aqui.

Você pode participar! Envie sua pergunta para o e-mail: mudancas-climaticas@fapesp.br

Data: 16 de Junho de 2020 (terça-feira)
Horário: 10h às 12h
Local: Canal YouTube Agência FAPESP


Página atualizada em 15/06/2020 - Publicada em 15/06/2020