Coordenações

Pedro Floriano Ribeiro English version

Pedro Floriano Ribeiro

Coordenação de Área - Ciências Humanas e Sociais (CHS I)

Professor de Ciência Política na Universidade Federal de São Carlos, e editor associado (desde 2016) da Brazilian Political Science Review, periódico da Associação Brasileira de Ciência Política. Foi Fulbright Distinguished Chair in Democracy and Human Development no Kellogg Institute, Universidade de Notre Dame (EUA, 2018), e Celso Furtado Visiting Professor na Universidade de Cambridge, St John's College (Reino Unido, 2015-16). Recebeu o Prêmio CAPES de Teses 2009 na área de Ciência Política e Relações Internacionais, e foi o vencedor, em 2014, do Prêmio Olavo Brasil de Lima Jr, conferido pela Associação Brasileira de Ciência Política. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Obteve os títulos de graduação em Administração na Universidade de São Paulo (com estágio de pesquisa na Universidade do Porto, Portugal); de mestrado em Ciências Sociais na Universidade Federal de São Carlos; e de doutor em Ciência Política também na UFSCar (com doutorado-sanduíche na Universidade de Salamanca, Espanha). É colunista eventual da seção de política de alguns jornais (como El País e Valor Econômico), foi editor-chefe da Teoria & Pesquisa: Revista de Ciência Política , e teve passagem como docente pela Universidade Federal de Goiás.

Publicou um livro, Dos sindicatos ao governo: a organização nacional do PT de 1980 a 2005 (Edufscar/FAPESP), que foi indicado ao Prêmio Jabuti, além de diversos capítulos e artigos no Brasil e no exterior, em periódicos comoJournal of Latin American Studies e Regional & Federal Studies.

Suas pesquisas estão voltadas para os partidos políticos (com foco nas organizações partidárias), comportamento político e eleições, e política comparada.


Página atualizada em 24/06/2020 - Publicada em 24/06/2020