Bolsas

Formato para os Relatórios Científicos anuais e final - Bolsas no País

Os Relatórios Científicos anuais e final de Bolsas no País de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado devem conter os itens elencados a seguir, preferencialmente nessa ordem, de tal modo que os itens de 2 a 3 não ocupem mais de 17 páginas.

1) Formulário de acompanhamento de atividades do Bolsista devidamente preenchido.

1.1) O formulário para encaminhamento do Relatório científico, que deve ser assinado pelo Orientador/Supervisor, é documento obrigatório para Relatórios anuais, finais e reformulados. O modelo do formulário está disponível para download no SAGe e também poderá ser obtido em fapesp.br/formularios.

1.2) Eventuais solicitações de alteração da concessão devem ser apresentadas via Solicitação de Mudança (SM), no sistema SAGe. A(s) SM(s) deve(m) ser submetida(s) simultaneamente ao Relatório Científico.

2) Relatório Científico :

2.1) Folha de rosto (1 página) contendo as seguintes informações: Título do projeto; Número do Processo FAPESP; Período de vigência; Período coberto pelo Relatório Científico em questão.

2.2) Resumo do projeto proposto (até 2 páginas).

2.3) Realizações no período, se pertinente, referenciadas à lista de publicações do item 5 (até 10 páginas).

2.4) Descrever como o Plano de Gestão de Dados está sendo seguido e eventuais modificações. Quando do envio do Relatório Cientifico Final, o Bolsista deverá fornecer um link para uma página Web que descreva como acessar os dados disponibilizados pelo projeto, conforme descrito no Plano de Gestão de Dados vigente. Tal informação pode ser fornecida desde o primeiro Relatório Científico, sendo obrigatória no envio do Relatório Científico Final. (até 2 páginas) (somente para bolsas de Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado solicitadas a partir de 01/09/2020).

3) Plano de atividades para o próximo período (não se aplica ao Relatório Científico Final) (até 2 páginas).

Até o item 3 o Relatório Científico deve conter no máximo 17 páginas – os itens a seguir não contam neste limite:

4) Participação em evento científico. Quando usado recurso da Reserva Técnica, deverá incluir uma cópia de cada um dos trabalhos apresentados, com anotação pelo Bolsista afirmando que “Este trabalho foi apresentado por [oralmente/em painéis] no evento científico [nome do evento] ocorrido de [data de início] a [data final] em [local].”

5) Lista das publicações resultantes da Bolsa no período a que se refere o Relatório Científico (inclusive as aceitas para publicação, informando em cada caso esta situação):

5.1) A lista poderá incluir:

a) Artigos em revistas científicas indexadas;

b) Artigos em revistas científicas não indexadas;

c) Trabalhos apresentados em conferências internacionais;

d) Trabalhos apresentados em conferências nacionais;

e) Patentes solicitadas ou obtidas;

f) Capítulos de livros publicados;

g) Livros publicados com o Bolsista e/ou o Orientador/Supervisor como autor, organizador ou editor;

h) Dissertações defendidas;

i) Teses defendidas.

5.2) Em observância à “Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP”, disponível em www.fapesp.br/12632 , para as publicações de artigo ou de outros tipos de comunicação científica em periódicos internacionais listadas no item 5.1 e que tenham sido realizadas a partir 23 de março de 2019, deverá ser informado o link do repositório em que cada trabalho foi depositado.

6) Para as publicações listadas no item 5, inclua cópias das primeiras páginas.

7) Lista dos trabalhos preparados ou submetidos (e ainda não aceitos, pois os aceitos devem estar listados no item 5) para publicação, acompanhada de cópias destes trabalhos.

8) Caso tenha realizado estágio BEPE, incluir cópia do relatório do estágio e a avaliação do supervisor no exterior.


Página atualizada em 22/09/2020 - Publicada em 01/09/2020