Programa Mudanças Climáticas

Projeto Temático da FAPESP rende série de podcasts, livros, artigos, revista e vídeos

Projeto Temático da FAPESP rende série de podcasts, livros, artigos, revista e vídeos

Governança ambiental, variabilidade climática na Macrometrópole Paulista e temas dos ODS integram a pesquisa

Por: Cristiane Bergamini

Hoje, vamos conhecer um dos projetos integrantes do Programa Mudanças Climáticas FAPESP: “Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face à Variabilidade Climática”.

O projeto, que teve início em 2017 e tem vigência até abril de 2022, já rendeu dois livros, uma revista, vídeos, artigos e até uma série de podcasts.

De acordo com o Coordenador do Projeto, Professor Pedro Jacobi, do Instituto de Energia e Ambiente, da USP, o objetivo do projeto é a realização de uma análise, de forma interdisciplinar, contidos cinco subprojetos no contexto da Macrometrópole Paulista, o conjunto de processos que devem compor uma agenda de atuação e de integração das diferentes interfaces da governança ambiental com água e serviços ecossistêmicos, territórios e seu planejamento, energia e variabilidade climática. “Queremos compreender e analisar os impactos dos processos amplos de degradação ambiental e incremento da vulnerabilidade macrometropolitana, além de propor uma agenda inovadora de atuação, integração e articulação da governança ambiental num quadro cada vez mais impactado pela variabilidade climática, informa o Professor.

A maneira que encontramos de participar a sociedade das pesquisas, conforme formos avançando no projeto, foi através da realização da divulgação científica utilizando diversas ferramentas de mídia, com uma linguagem mais objetiva e próxima do público geral. Queremos levar o conhecimento científico à população, e a melhor forma é nos aproximarmos da sociedade com as ferramentas que mais acessam, incluindo aí as redes sociais. Temos perfil do Projeto no Facebook, Twiter e uma canal no YouTube, acrescenta Jacobi.

O livro “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Desafios para o Planejamento e a Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista”, lançado em dezembro de 2020, traz pesquisas já realizadas pelo projeto e a contribuição de 54 autores de diversas instituições do Estado de São Paulo, como a USP, a Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Estadual Paulista (Unesp), e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), entre outras. “O conteúdo é uma ampla abordagem sobre a aproximação entre ciência e política para a tomada de decisão com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e refletir sobre a contribuição subnacional para o acompanhamento das metas desses ODS no Estado de São Paulo”, informa o Professor.

Já o livro “Governança e Planejamento Ambiental: adaptação e políticas públicas na Macrometrópole Paulista”, de autoria do Coordenador do Projeto, Professor Pedro Jacobi, e dos pesquisadores Pedro Henrique Campello Torres, Fabiana Barbi e Leandra Regina Gonçalves, faz uma abordagem sobre o diálogo entre ciência e política com foco nas mudanças climáticas em um contexto subnacional. O livro apresenta a versão em português impressa e em inglês no formato digital.

A revista Diálogos Socioambientais na Macrometrópole Paulista já está em sua oitava edição e traz entrevistas e artigos relacionados aos temas do projeto.
Além dos livros e da revista, foi realizada uma série de podcasts sobre os 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – a agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030) e temas que abordam, inclusive, o planejamento urbano e a pandemia da COVID-19. Os 22 episódios, com duração de 20 a 30 minutos cada, trazem diversos convidados que apresentam e discutem as questões centrais relacionadas ao tema daquele episódio.

Entre os temas dos ODS que compõe os podcasts estão pobreza, agricultura, saúde, energia, trabalho, desigualdades e todos os outros.

Os podcasts estão disponíveis no link: https://anchor.fm/macroamb

Para conhecer a revista Diálogos Socioambientais acesse https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/index

Para fazer o download do livro “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Desafios para o Planejamento e a Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista”, acesse: https://drive.google.com/file/d/19f_0QljFRct-bYbQLW0DrPqW_gTtQSgE/view

O livro “Governança e Planejamento Ambiental: adaptação e políticas públicas na Macrometrópole Paulista” na versão português e inglês (Adaptation and Public Policies in the São Paulo Macro Metropolis: A Science-Policy Approach) podem ser encontrados no site da Editora Letra Capital: https://www.letracapital.com.br/produto/governanca-e-planejamento-ambiental-adaptacao-e-politicas-publicas-na-macrometropole-paulista/

Para saber mais sobre o Projeto, acesse a Biblioteca Virtual da FAPESP: https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/97000/governanca-ambiental-da-macrometropole-paulista-face-a-variabilidade-climatica/ ou o site do Projeto: https://pesquisa.ufabc.edu.br/macroamb/sobre-o-projeto/

Perfil no Facebook: @macroambfapesp (https://www.facebook.com/macroambfapesp/)

Perfil no Twiter: @macroamb_fapesp (https://twitter.com/macroamb_fapesp)

Canal no YouTube: MacroAmb - Governança ambiental da macrometrópole
https://www.youtube.com/channel/UCXV-E1w76AjukSgWQ7FGkYA