Coordenações

Elisa Yumi Nakagawa English version

Elisa Yumi Nakagawa

Coordenação de Área - Ciência e Engenharia da Computação

É Professora Associada do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP).

Foi pesquisadora visitante em 2019-2020 no Fraunhofer Institute for Experimental Software Engineering (Fraunhofer IESE), Alemanha. Conduziu seu pós-doutorado em 2014-2015 na Université de Bretagne-Sud, França, e em 2011-2012 no Fraunhofer IESE, Alemanha. Possui o título de doutor (2006) e de mestre (1998) em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela USP. É bacharel em Ciências de Computação também pela USP (1994).

Coordenou vários projetos de pesquisa nacionais e internacionais e tem participado de comitês de organização de eventos nacionais e internacionais e de programas das principais conferências da área. Publicou mais de 150 artigos em periódicos e conferências seletivas, além de capítulos de livros e obras completas. É bolsista de produtividade do CNPq. No ICMC-USP, é presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt).

Suas principais contribuições de pesquisa concentram-se na área de Engenharia de Software, em particular, em arquitetura de software, arquitetura de referência, sistemas-de-sistemas e engenharia de software baseado em evidência e saúde.


Página atualizada em 08/03/2021 - Publicada em 08/03/2021