Releases

Ciclo ILP-FAPESP discute a corrida das vacinas

O Brasil foi escolhido para a realização de testes clínicos de fase 3 de diversos imunizantes, e, nessa tarefa, os pesquisadores do país estão ajudando a acelerar a distribuição global de vacinas. Na próxima segunda-feira, dia 1º. de março, cientistas que estão à frente dos estudos de quatro vacinas contra a COVID-19 vão apresentar, num único evento, os processos dos testes clínicos em humanos e resultados de eficácia e segurança obtidos. Os imunizantes CoronaVac e AZD1222 (Oxford/AstraZeneca) já receberam aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial e integram o Plano Nacional de Imunização. As vacinas da Janssen e da Pfizer/BioNTech foram testadas no país, mas ainda não se sabe se chegarão ao público brasileiro.

O evento integra o ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, parceria que tem por objetivo divulgar os resultados das pesquisas científicas financiadas com recursos públicos à sociedade em geral e aos legisladores e gestores públicos em particular. A reunião virtual que acontece nesta segunda-feira (01/03), das 15h às 17h, será transmitida pelo canal da Assembleia Legislativa de São Paulo – Alesp no YouTube (https://www.youtube.com/user/assembleiaspconteudo). As inscrições devem ser feitas pela página do evento (https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=6685).

A chefe do laboratório de Pesquisa Clínica em DST e AIDS do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Beatriz Grinsztejn, fará uma análise dos resultados obtidos até o momento no estudo Ensemble-Fase 3 para avaliar a eficácia e segurança da vacina Ad26.COV2.S, da Janssen. A pesquisadora, que é co-chair do estudo para a América Latina pela rede CoVPN/NIAID/NIH, terá acesso aos dados após a aguardada reunião do comitê que tem o poder de recomendar ao FDA, agência norte-americana que regula medicamentos, a autorização da vacina. No Brasil, o estudo previu o recrutamento de 7 mil voluntários por 28 centros de pesquisas.

O epidemiologista Edson Duarte Moreira Jr., que coordena no Brasil, a partir do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Santo Antonio, em Salvador, os estudos clínicos de fase 3 do imunizante contra a Covid-19 desenvolvido pelos laboratórios Pfizer/BioNTech, apresentará uma atualização sobre os resultados da utilização dessa vacina no mundo desde sua aprovação para uso emergencial até o impacto da vacinação na incidência de casos da doença. Apesar de ainda não estar disponível no país, a vacina foi a primeira a obter da Anvisa o registro definitivo, que permite a sua comercialização pelos setores privados. O pesquisador também compartilhará com seus pares e o público suas considerações sobre o futuro da pandemia e a esperada volta à normalidade.

Lily Yin Weckx, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que coordena no Brasil os estudos clínicos de fase 3 da vacina AZD1222 (Universidade de Oxford e laboratório AstraZeneca), pretende refazer brevemente a trajetória do desenvolvimento clínico à licença para uso emergencial do imunizante. A pesquisadora, que coordena o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais e é professora associada da disciplina de Infectologia Pediátrica da Unifesp, mostrará os principais resultados dos testes em humanos, eficácia com uma e duas doses e impacto das novas variantes.

O Instituto Butantan coordena os estudos clínicos da vacina CoronaVac no Brasil, além de ter dado início ao envasamento e distribuição do imunizante para o Sistema Único de Saúde (SUS). O diretor da instituição, Dimas Covas, vai tratar das vacinas e soros produzidos pela instituição. Recentemente, o Butantan iniciou, em Serrana, município paulista com 48 mil habitantes, estudo inédito da CoronaVac com o objetivo de avaliar o impacto da vacinação em massa no combate à pandemia de COVID-19.

Evento: A Corrida das Vacinas
Data: 01/03/2021
Transmissão:
https://www.youtube.com/user/assembleiaspconteudo
Horário: 15h às 17h
Inscrições:
https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=6685

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação
João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br / 11 3838 4381
Heloisa Reinert / hreinert@fapesp.br / 11 3838 4151