Sistemática de Análise

Os coordenadores adjuntos

A Diretoria Científica conta, no processo de análise de solicitações, com a colaboração de um grupo de pesquisadores, lideranças reconhecidas em suas respectivas áreas de atuação. O quadro atual de adjuntos está apresentado em link ao final desta página.

No processo de análise, os Coordenadores Adjuntos desempenham um papel de controle de qualidade do trabalho desenvolvido pelas Coordenações de Área. Nessa condição, eles analisam todas as recomendações feitas pelas coordenações e verificam se elas são compatíveis com os pareceres disponíveis. Podem simplesmente endossar a recomendação da coordenação ou questioná-la, recomendando nova análise e, até mesmo, solicitar outros pareceres para melhor fundamentar a decisão da FAPESP. Essa análise crítica é um controle de qualidade importante no processo de análise. A análise dos coordenadores adjuntos contribui, também, para uma maior uniformização de critérios dentro de áreas afins do conhecimento.

Depois de concluída a análise pelas Coordenações de Área e Coordenação Adjunta, o processo é encaminhado ao Diretor Científico para a decisão final. Em qualquer caso, é encaminhada ao interessado a fundamentação da decisão tomada: as considerações que constam do parecer da assessoria, relevantes para a decisão, ou as normas e diretrizes institucionais aplicáveis. O direito a uma fundamentada solicitação de reconsideração é irrestrita, desde que apresentada em conformidade com as instruções descritas na seção Solicitações de Reconsideração.

Os Coordenadores Adjuntos desempenham também o papel de ouvidores na Diretoria Científica, por meio de entrevistas que realizam com pesquisadores afim de tomar conhecimento de suas dúvidas, críticas e sugestões. Essas entrevistas são agendadas pela Diretoria Científica, após a constatação de que os outros canais de comunicação com os pesquisadores sejam considerados esgotados e insuficientes. Elas podem ocorrer também por iniciativa da FAPESP.

Clique aqui para acessar a relação dos coordenadores adjuntos.

 


Página atualizada em 12/04/2017 - Publicada em 05/12/2003