Notícias

Chamada com União Europeia em Ciência de Materiais e Engenharia está aberta até 15 de junho English version

FAPESP apoiará colaborações em pesquisa para inovação em conjunto com a M-ERA.NET, rede financiada pela UE

A edição 2021 da chamada de propostas da FAPESP com a M-ERA.NET está aberta para pré-propostas até 15 de junho. Em caso de aceite, pesquisadores serão convidados a enviar a proposta completa até 17 de novembro.

O M-ERA.NET é um consórcio da União Europeia que apoia a coordenação de programas de fomento à pesquisa em Ciências e Engenharia de Materiais. O consórcio financia projetos de pesquisa e desenvolvimento, transnacionais e de alto risco, em temas como micro e nanotecnologias, processos e tecnologias de produção. Esta é a sétima oportunidade para pesquisa colaborativa lançada por FAPESP e M-ERA.NET desde que assinaram um acordo de cooperação científica em 2015.

A nova chamada de propostas visa aumentar a sinergia, o apoio à cadeia de inovação, a cooperação internacional, a interdisciplinaridade e os benefícios socioambientais.

A chamada engloba seis temas: “Modelagem para engenharia e processamento, propriedades e durabilidade de materiais”, “Superfícies, revestimentos e interfaces inovadoras”, “Compósitos de alto desempenho”, “Materiais funcionais”, “Novas estratégias para tecnologias avançadas baseadas em materiais avançados em aplicações de saúde” e “Materiais para impressão 3D”.

Pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa do estado de São Paulo podem participar da chamada. As submissões deverão seguir as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular (excepcionalidades estão indicadas no texto da chamada). A FAPESP apoiará os projetos selecionados com um máximo de R$ 150 mil anuais por proposta.

Cada proposta deve ser composta por um consórcio envolvendo um pesquisador responsável no estado de São Paulo e, no mínimo, três pesquisadores de pelo menos dois países diferentes, também participantes da chamada. As propostas podem ter uma duração mínima de 24 meses e uma máxima de 36 meses.

A chamada deste ano não exigirá consulta de elegibilidade. Os pesquisadores interessados devem inicialmente submeter uma pré-proposta simultaneamente ao M-ERA NET (acessando o edital original da chamada) e à FAPESP, por meio do Sistema SAGe, sendo necessário que o pesquisador coordenador do consórcio internacional esteja cadastrado no sistema.

A chamada com orientações aos pesquisadores do estado de São Paulo está disponível em: https://fapesp.br/14904.