Releases

Ciclo ILP-FAPESP discute os aprendizados da pandemia

Aprendizados da Pandemia de COVID-19 é o tema do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação que reunirá na segunda-feira (7/6) pesquisadores de quatro áreas distintas. Eles apresentarão a contribuição de cada uma delas para a compreensão da doença e dos impactos em seus campos de estudo.

O encontro virtual, que acontece das 15h às 17h, será transmitido pelo canal da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) no YouTube (https://www.youtube.com/user/assembleiaspconteudo). O evento integra o Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, parceria que tem por objetivo divulgar os resultados das pesquisas científicas financiadas com recursos públicos à sociedade em geral e aos legisladores e gestores públicos em particular. As inscrições devem ser feitas pela página do evento https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=7225.

Marta Arretche, professora do departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), apresentará estudos científicos que explicam as diferentes respostas dadas pelos governos ao desafio da COVID-19. “O Leste Asiático e a Oceania, de um lado, a Europa e as Américas, de outro, apresentaram padrões muito distintos de respostas governamentais à crise sanitária. Estas diferenças não são apenas territoriais, mas estão fortemente associadas a fatores domésticos, internos aos países”, diz.

A professora do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Simone Deos falará sobre como a pandemia impactou a teoria e a política macroeconômica. “O que vemos agora é a sinalização de que caberá às políticas fiscais a responsabilidade de recuperar as economias e, mais do que isso, reconfigurar as sociedades”, diz. “Os Estados Unidos estão liderando esse movimento e o Plano Biden é um sinal do novo protagonismo da política fiscal”.

Luciana Hashiba, professora e pesquisadora em Inovação e vice-coordenadora do Centro de Inovação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), vai falar sobre os diferentes efeitos da pandemia na inovação em organizações, setores que se se desenvolveram e os que enfrentaram muitas dificuldades nesse período.

O médico Paulo Saldiva, professor titular do departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), vai abordar questões relativas à fisiopatologia da COVID-19, destacando os aprendizados e as incertezas resultantes da epidemia.

Evento: Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação – Aprendizados da pandemia
Data: 7 de junho
Transmissão:
https://www.youtube.com/user/assembleiaspconteudo
Horário: 15h às 17h
Inscrições:
https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=7225

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação
João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br / 11 3838 4381
Heloisa Reinert / hreinert@fapesp.br / 11 96639-2552


Página atualizada em 04/06/2021 - Publicada em 04/06/2021