Programas
Anexo 2 - Relatório Científico
Formato para os Relatórios Científicos anuais e final – Programa Ensino Público
Os Relatórios Científicos anuais e final devem conter os itens elencados a seguir, preferencialmente nessa ordem, de tal modo que os itens de 1 a 5 não ocupem mais de 16 páginas.
1) Folha de rosto (1 página) com:
1.1) Título do projeto;
1.2) Nome do Pesquisador Responsável;
1.3) Instituição(ões) Sede do projeto;
1.4) Escolas públicas participantes;
1.5) Equipe de pesquisa, incluindo nomes, qualificações e instituições de vínculo;
1.6) Número do Processo FAPESP;
1.7) Período de vigência do projeto;
1.8) Período coberto pelo Relatório Científico em questão.
2) Resumo do projeto proposto (até 2 páginas).
3) Realizações no período, referenciadas à lista de publicações do item 8 (até 10 páginas).
3.1) Apresentar o registro e as reflexões sobre as etapas e o desenvolvimento do projeto, envolvendo as instituições de pesquisa e as escolas públicas na geração de conhecimentos que apoiem políticas educacionais.
4) Descrição e avaliação do apoio institucional recebido no período (1 página).
5) Plano de atividades para o próximo período (não se aplica ao Relatório Científico Final) (até 2 páginas).
Até o item 5 o Relatório deve conter no máximo 16 páginas – os itens a seguir não contam neste limite:
6) Descrever como o Plano de Gestão de Dados está sendo seguido e eventuais modificações. Quando do envio do relatório final, deverá incluir o link para uma página Web que descreva como acessar os dados disponibilizados pelo projeto, conforme descrito no Plano de Gestão de Dados aprovado.
6.1) Esse link pode ser informado desde o primeiro Relatório Científico, sendo obrigatório no envio do Relatório Científico Final.
7) Participação em evento científico. Quando usado recurso da Reserva Técnica e Benefícios Complementares, deverá incluir uma cópia de cada um dos trabalhos apresentados, com anotação pelo Pesquisador Responsável afirmando que “Este trabalho foi apresentado por [oralmente/em painéis] no evento científico [nome do evento] ocorrido de [data de início] a [data final] em [local].”
8) Lista das publicações resultantes do auxílio no período a que se refere o Relatório Científico (inclusive as aceitas para publicação, informando em cada caso esta situação):
8.1) A lista poderá incluir:
a) Artigos em revistas científicas indexadas;
b) Artigos em revistas científicas não indexadas;
c) Trabalhos apresentados em conferências internacionais;
d) Trabalhos apresentados em conferências nacionais;
e) Patentes solicitadas ou obtidas;
f) Capítulos de livros publicados;
g) Livros publicados com membros da equipe como autor, organizador ou editor;
h) Dissertações defendidas;
i) Teses defendidas.
8.2) Em observância à “Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP”, disponível em www.fapesp.br/12632 , para as publicações de artigo ou de outros tipos de comunicação científica em periódicos internacionais listadas no item 8.1 e que tenham sido realizadas a partir 23 de março de 2019, deverá ser informado o link do repositório em que cada trabalho foi depositado.
9) Para as publicações listadas no item (8), inclua cópias das primeiras páginas.
a) Para Teses e Dissertações devem ser incluídas cópias das páginas de rosto contendo o título, resumo e as assinaturas da banca.
10) Lista dos trabalhos preparados ou submetidos (e ainda não aceitos, pois os aceitos devem estar listados no item 8) para publicação, acompanhada de cópias destes trabalhos.
11) Caso tenha havido Bolsas concedidas como Item Orçamentário, um apêndice contendo a planilha e os Relatórios Sintéticos dos bolsistas, conforme instruções disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/tt e www.fapesp.br/indc/028 .
12) Não serão aceitas Teses ou Dissertações como substitutos de Relatórios Científicos de Auxílio à Pesquisa.