Eventos

2ª Conferência FAPESP 60 anos: Mudanças Climáticas e Biodiversidade


A humanidade passa por emergências importantes, com significativos impactos socioeconômicos, entre elas a perda de biodiversidade e as mudanças climáticas. Na 2ª Conferência FAPESP 60 anos, especialistas debaterão perspectivas para a construção de uma agenda baseada em ciência, capaz de integrar as duas crises, de buscar estratégias de adaptação e de preservação, e de minimizar seus efeitos para a sociedade.

Inscrições

10h - Abertura:
Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP

Moderador:
Ronaldo Pilli, vice-presidente da FAPESP


TEMAS E PALESTRANTES:

10h05 A crise da Biodiversidade
Carlos Alfredo Joly

Especialista em Conservação da Biodiversidade e professor titular da Unicamp, é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Intergovernamental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES), do Programa FAPESP de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA-FAPESP) e da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES).

10h25 Os avanços na ciência das mudanças climáticas e implicações para políticas de mitigação e adaptação
Paulo Artaxo

Especialista em física aplicada a questões ambientais, é professor titular da Universidade de São Paulo (USP), membro da Academia Brasileira de Ciências, da World Academy of Science, do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) da ONU e do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG).

10h45 Coordenando as agendas de clima e biodiversidade
Mercedes Bustamante

Geobotância, professora titular da Universidade de Brasília (UnB), é membro da Academia Brasileira de Ciências e da National Academy of Sciences dos Estados Unidos e coordenou capítulos sobre agricultura, uso da terra e ecossistemas aquáticos e terrestres de relatórios do IPCC.

11h05 Perguntas e Respostas

11h30 Encerramento

Envie sua pergunta para conferencias60anos@fapesp.br. As perguntas serão respondidas durante o evento.

Ao Vivo

Acompanhe a transmissão pelo canal da Agência FAPESP no YouTube.

Não haverá emissão de certificados/declaração de presença para os eventos transmitidos pelo YouTube


Página atualizada em 16/07/2021 - Publicada em 06/07/2021