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Comunicado nº 13 da FAPESP sobre a COVID-19: Retomada da análise de Auxílio Pesquisador Visitante

Conforme decisão do CTA de 11/12/2023, torna-se sem efeito o “Comunicado nº 13 da FAPESP sobre a COVID-19: Retomada da análise de Auxílio Pesquisador Visitante”.

14 de julho de 2021

Em razão das restrições de mobilidade impostas pela pandemia da COVID-19, as solicitações de Auxílio Pesquisador Visitante estavam suspensas desde maio/2020, conforme Comunicado nº 5 - Aviso DC n. 01/2020.

A partir de 14 de julho de 2021, a FAPESP voltará a habilitar e analisar as solicitações de Auxílio Pesquisador Visitante. Informamos que a reabertura para esta análise se deve ao avanço da vacinação e à abertura das Instituições paulistas dispostas a receber pesquisadores visitantes.

Esclarecemos que as regras de Auxílio Pesquisador Visitante não foram alteradas, devendo ser observados os requisitos normativos da respectiva modalidade de apoio. As solicitações que foram devolvidas pela FAPESP neste período poderão ser reapresentadas com os documentos atualizados e, para os Auxílios que foram cancelados, deve ser encaminhada Solicitação de Reconsideração no processo.

Além dos documentos usualmente exigidos para a modalidade de apoio, que estão disponíveis em www.fapesp.br/auxilios/visitante, deverá ser apresentada uma Declaração, com o aval da Instituição, contendo: o comprometimento dos outorgados em seguir todos os procedimentos e protocolos de segurança sanitária; ciência sobre os riscos envolvidos na realização das atividades presenciais; e informação explicitando que o local de desenvolvimento do projeto estará em funcionamento dentro da vigência do Auxílio. A Declaração deverá ser anexada no campo “Outros Documentos” da proposta.