Coordenações

José Antonio Puppim de Oliveira English version

José Antonio Puppim de Oliveira

É Professor Titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). Também é professor joint appointment da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV-EBAPE), do Rio de Janeiro, e professor visitante do Instituto para Políticas Públicas Globais da Universidade de Fudan, na China.

Foi Diretor Assistente e Pesquisador Sênior do Instituto de Estudos Avançados sobre Sustentabilidade da Universidade das Nações Unidas (UNU-IAS), no Japão (2009-2015). Tem mais de 25 anos de experiência em universidades, empresas, think-tanks, e órgãos governamentais e internacionais em pesquisa, ensino, treinamento e gestão acadêmica. Já trabalhou em mais de 20 países.

Atualmente se concentra no estudo da economia política do desenvolvimento sustentável, particularmente nos aspectos referentes à sua governança, criação e desenvolvimento de instituições e implementação de políticas públicas em diversos níveis. Pesquisa como as instituições globais estão interrelacionadas à governança local, e vice-versa.

Trabalha principalmente com pesquisa empírica e orientada à prática (policy-oriented) analisando quantitativamente e qualitativamente a governança, envolvendo diversos tipos de atores socio-econômicos (ex: governos, organizações internacionais, ONGs e empresas), setores econômicos (ex: setores industriais) e escalas (internacional, regional, nacional e local).

Foi assistente de pesquisa e ensino no Massachusetts Institute Technology (MIT), nos Estados Unidos, professor adjunto da EBAPE da FGV-RJ, professor pesquisador da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, com uma bolsa Marie Curie da Comissão Européia e professor (Lecturer) da University College London (UCL), no Reino Unido, onde foi co-diretor do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Já coordenou diversos projetos de pesquisa e publicou mais de dez livros e dezenas de artigos em revistas acadêmicas nacionais e internacionais. É avaliador-parecerista ad hoc e membro de diversos conselhos editoriais de revistas e instituições no Brasil e exterior, sendo editor chefe do periódico Public Administration and Development (Wiley).

Possui graduação em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestrado em Planejamento Regional e Ambiental pela Universidade de Hokkaido, no Japão, e doutorado em Planejamento pelo MIT. Está entre os pesquisadores mais influentes do mundo (top 2%) (https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000918).


Página atualizada em 21/07/2021 - Publicada em 21/07/2021