Notícias

Chamada apoiará formação de grupos de pesquisa Latino-Americanos em inteligência artificial English version

Pesquisadores paulistas são convidados a pleitear apoio a colaborações internacionais de pesquisa para a aplicação de inteligência artificial ao uso de dados geoespaciais em questões socioambientais na América Latina

A FAPESP, em conjunto com a Agência Nacional de Pesquisa e Inovação do Uruguai (ANII), o Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica da Argentina (CONICET) e o Centro Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento do governo do Canadá (IDRC), lança uma chamada de propostas para submissão de projetos de pesquisa na área de Inteligência Artificial (IA) aplicada a dados Geoespaciais para o desenvolvimento de sistemas regionais inteligentes.

Um dos objetivos da chamada é gerar instrumentos para aproveitar a infraestrutura de Georreferenciamento da Argentina, Brasil, Uruguai e outros países da região na elaboração de cenários futuros para problemas de planejamento, desenvolvimento e gerenciamento de questões públicas, como o risco sanitário, ambiental e de catástrofes naturais.

Outro objetivo é fomentar a criação de uma rede de pesquisadores sobre o tema nestes países, podendo ainda incluir outros países da região. O apoio do IDRC poderá ser usado para incorporar pesquisadores de fora da Argentina, Uruguai e do Estado de São Paulo ao consórcio de pesquisa.

Exemplos de áreas que podem ser exploradas nesta chamada incluem (mas não se limitam a):

1) Antecipar, reduzir e mitigar o impacto social e econômico de crises de grande escala originárias de diversas causas.
2) Antecipar, reduzir e mitigar o impacto de crises ambientais e de saúde (como pandemias).
3) Atuar na gestão de recursos naturais de forma a contribuir para modelos de produção sustentáveis e o cuidado com o meio ambiente.
4) Pesquisa e desenvolvimento de aspectos políticos e éticos do uso de dados geoespaciais.

As propostas devem incluir pesquisadores principais de no mínimo dois territórios entre Argentina, Uruguai e o estado de São Paulo. Adicionalmente, podem participar do consórcio grupos do Canadá e das demais regiões da América Latina, inclusive outros estados do Brasil, para um máximo de cinco grupos. Grupos do Canadá ou demais regiões da América Latina serão financiados pelo IDRC, com o financiamento administrado pela ANII.

A data limite para apresentação das propostas é 12 de setembro de 2021. Cada agência parceira da chamada será responsável por financiar o grupo de pesquisa com sede em sua respectiva região.

A FAPESP financiará até 10 propostas, sendo que cada uma poderá receber aportes de até R$ 300 mil pelo período de vigência do projeto, que não deve ultrapassar 24 meses. Podem submeter propostas, como responsáveis, pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, do estado de São Paulo. Os critérios de elegibilidade e as condições de outorga serão as mesmas da modalidade de apoio Auxílio à Pesquisa – Regular.

As propostas devem ser submetidas, pelo pesquisador representante do consórcio, ao e-mail inteligenciaartificial@anii.org.uy e, no caso de grupos do estado de São Paulo pleiteando financiamento da FAPESP, também ao SAGe pelo pesquisador responsável do estado de São Paulo.

A chamada está disponível no link https://fapesp.br/15014.