Notícias

Conselho Superior define nomes para a escolha do presidente da FAPESP

O Conselho Superior da FAPESP definiu na quarta-feira (25/08) os nomes dos três conselheiros que integram a lista tríplice encaminhada na sexta (27/08) ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, para a escolha do presidente da Fundação.

Compõem a lista Marco Antonio Zago, atual presidente da FAPESP; Liedi Bariani Bernucci, conselheira da Fundação; e Ronaldo Aloise Pilli, que ocupa o cargo de vice-presidente.

No primeiro escrutínio, Zago obteve dez votos entre os 11 conselheiros presentes. No segundo escrutínio, para completar a lista, Bernucci teve nove votos e Ronaldo Pilli, oito.

Zago ocupa o cargo de presidente da FAPESP desde outubro de 2018. Médico, graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), onde também obteve os títulos de mestre e de doutor, realizou o pós-doutorado na Universidade de Oxford (Reino Unido). Professor titular da USP, foi reitor (2014-2017) e pró-reitor de Pesquisa (2010-2014), depois de ocupar o cargo de presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre 2007 e 2010.

Coordenou o Centro de Terapia Celular (CTC) de Ribeirão Preto, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão da FAPESP (CEPID), de 2001 a 2015, foi diretor clínico do Hospital de Clínicas de Ribeirão Preto e membro da Comissão Nacional de Biossegurança (CTNBio). Publicou mais de 300 artigos científicos referidos em Web of Science.

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da qual foi diretor, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da World Academy of Sciences (TWAS). Recebeu a Grã-Cruz e a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, a Medalha Paulista do Mérito Científico, a Comenda da Ordem do Mérito Naval da Marinha do Brasil e a Ordem Nacional do Mérito Militar do Ministério da Defesa do Brasil. Em 2015, recebeu o Prêmio Octávio Frias de Oliveira do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, como Personalidade de Destaque em Oncologia.

Liedi Bernucci é bacharel em engenharia civil, mestre em geotecnia e doutora em engenharia de transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), tendo realizado pesquisas no Instituto Federal de Tecnologia em Zurique (ETHZ), na Suíça.

É professora titular da USP e chefe do Laboratório de Tecnologia de Pavimentação. Foi chefe do Departamento de Engenharia de Transportes, vice-diretora e diretora da Poli-USP. Autora de mais de 200 publicações, foi coordenadora do Comitê Brasileiro de Asfalto do Instituto Brasileiro de Petróleo e é membro do Comitê Brasileiro de Materiais Padrão e de vários comitês científicos brasileiros e internacionais.

Pilli, que ocupa o cargo de vice-presidente da FAPESP desde 2018, graduou-se em química e obteve o título de doutor em química orgânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além do pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, Berkeley (Estados Unidos). Foi pesquisador visitante na Georg-August Universität, Göttingen, na Alemanha, em 1994, e na Warwick University, Inglaterra, em 2005.

Foi diretor do Instituto de Química da Unicamp (2006-2009), onde permanece como professor titular, e pró-reitor de Pesquisa da Unicamp (2009-2013).

É membro da ABC, da Aciesp, da Sociedade Brasileira de Química e da Royal Society of Chemistry. Recebeu o Silver Jubilee Award da International Foundation for Science, Suécia (1999), a Ordem Nacional do Mérito Científico, categoria Comendador (2006), o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz (2008), a medalha Simão Mathias pela Sociedade Brasileira de Química (2012), o Prêmio BrazMedChem (2014) e o Prêmio do III Simpósio Iberoamericano de Química Orgânica (2016).


Página atualizada em 30/08/2021 - Publicada em 30/08/2021