Coordenações

Renata Pontin de Mattos Fortes English version

Renata Pontin de Mattos Fortes

Coordenação de Área - Ciência e Engenharia da Computação

É Professora Associada do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em São Carlos.

É bacharel em Ciências de Computação pelo ICMC-USP (1982), mestre em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo ICMC-USP (1991) e doutora em Física Aplicada – área Computacional pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP) (1996).

Realizou seu pós-doutorado em 2000-2001 no College of Computing – Georgia Institute of Technology (GeorgiaTech) em Atlanta, Estados Unidos.

Coordenou projetos de pesquisa e participou de comitês de organização de eventos nacionais e internacionais. Participa de steering committees de conferências de sua área de atuação. Publicou mais de 150 artigos em periódicos e conferências seletivas, além de capítulos de livros, nacionais e internacionais. Orientou mais de 40 alunos de pós-graduação.

Suas principais contribuições de pesquisa concentram-se nas áreas de conhecimento de Engenharia de Software e Interação Humano-Computador, visando integrar e viabilizar recursos que beneficiem-se da evolução tecnológica dos sistemas computacionais e possibilitem sua adoção nos mais variados contextos de uso.

Seu interesse em pesquisa inclui, em particular, desenvolvimento orientado a modelos, processos de software, métodos de avaliação, Internet das Coisas, usabilidade, acessibilidade e privacidade.


Página atualizada em 08/09/2021 - Publicada em 08/09/2021