Releases

Ciclo ILP-FAPESP discute a aplicação de tecnologias inovadoras no campo

A última edição de 2021 do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação reunirá no próximo dia 29 quatro pesquisadores de São Paulo que vão apresentar estudos que mostram a aplicação de tecnologias inovadoras e disruptivas na agricultura e na criação de animais. A digitalização no campo vem seguindo as tendências da indústria 4.0, com vistas à melhoria da produtividade e à superação dos desafios característicos dessa atividade econômica. De um lado, está a preocupação com a garantia da segurança alimentar. De outro, o aumento da produção de maneira sustentável e com maior preservação ambiental.

O encontro virtual, que acontecerá das 15h às 17h, será transmitido pelo canal da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) no YouTube. O Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), busca divulgar à sociedade em geral e aos legisladores e gestores públicos os avanços das pesquisas científicas financiadas com recursos públicos. As inscrições devem ser feitas pela página do evento https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=7965 .

Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, chefe-geral da Embrapa Agricultura Digital, mostrará o papel das tecnologias digitais em todos os elos da cadeia produtiva - pré-produção, produção e pós-produção. Segundo Massruhá, o setor pode se beneficiar de uma gama de tecnologias inovadoras e disruptivas, como computação em nuvem, internet das coisas, mídias sociais, mobilidade, big data e ciência de dados, inteligência artificial, realidade aumentada e realidade virtual, robótica, conectividade ubíqua, aprendizado de máquina, gêmeos digitais (digital twins) e automação, além dos avanços na biotecnologia e na bioinformática e a nanotecnologia. A pesquisadora aponta que há ainda desafios a serem vencidos pelo setor e que o ecossistema de inovação aberta e o crescimento de agtechs, as empresas que promovem essas inovações, atuam para atender as demandas dos produtores.

Hugo Enrique Hernández Figueroa, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp, detalhará o impacto do uso do sistema de radar de abertura sintética (SAR) de banda tripla transportado por drones na agricultura de precisão. “O sistema é capaz de produzir com altíssima precisão mapas de umidade e erosão, estimar biomassa e produtividade e predizer datas de colheita”, diz. Além disso, possibilita fazer tomografia do subsolo, o que permite o sensoriamento remoto de tubérculos, classificação de solos e medição do estoque de carbono.

A pesquisadora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP) Clíssia Barboza da Silva explicará como a inteligência artificial combinada com as tecnologias de imagens abre caminho para a análise da qualidade de sementes agrícolas em tempo real, com obtenção de resultados mais precisos e sem geração de resíduos. "Os seres humanos possuem a capacidade de analisar amostras e tomar decisões sobre sua qualidade. Mas essas decisões requerem tempo, destruição de amostras e podem ser influenciadas pela interpretação de diferentes analistas”, explica a pesquisadora.

A nova fronteira no controle de pragas no segmento de saúde animal será o tema da palestra de Lucas Garcia von Zuben, biólogo, pesquisador na área de entomologia e empreendedor apoiado pelo programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP. O controle biológico tornou-se um aliado na promoção da saúde e bem-estar animal. “Essa tecnologia conta com o poder e a sabedoria da natureza e oferece aos produtores um controle de pragas eficaz, limpo e sustentável, seguro para todos”.

Evento: Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação – TECNOLOGIAS INOVADORAS NO CAMPO
Data: 29/11
Transmissão:
https://www.youtube.com/user/assembleiaspconteudo
Horário: 15h às 17h
Inscrições:
https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=7965

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação
João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br / 11 3838 4381
Heloisa Reinert / hreinert@fapesp.br / 11 96639-2552


Página atualizada em 22/11/2021 - Publicada em 22/11/2021