Notícias

FAPESP participa de chamada internacional para pesquisa em doenças não transmissíveis com foco em adolescentes e jovens adultos English version

Novo edital da Global Alliance for Chronic Diseases apoiará projetos de pesquisa de implementação

A FAPESP anuncia a participação em uma chamada de propostas da Global Alliance for Chronic Diseases (GACD), associação que reúne agências de fomento à pesquisa de 73 países. Serão selecionadas propostas de pesquisa de implementação.

As DNTs crônicas são a principal causa mundial de mortalidade e morbidade, seja em países de média e baixa renda, seja nos de alta renda – problema que foi potencializado pela atual pandemia de COVID-19, cujas vítimas em sua maioria apresentavam uma ou mais DNTs subjacentes. Espera-se que as intervenções pesquisadas nos projetos financiados por esta chamada contribuam para aumentar a probabilidade de uma boa saúde em idades mais avançadas e, potencialmente, na próxima geração. A chamada está atrelada à consecução de um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: “reduzir a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis em um terço até 2030” (ODS 3.4).

Os projetos devem ter como objetivo desenvolver estratégias para a redução dos riscos de doenças não transmissíveis (DNTs) em adolescentes e jovens adultos, principalmente em países de baixa e média renda. É desejável, mas não obrigatório, que as propostas envolvam equipes internacionais, colaborativas, multidisciplinares e multiculturais, financiados por duas ou mais agências de fomento participantes da chamada. No momento, 9 agências de fomento têm participação confirmada na Chamada.

Embora apenas pesquisadores qualificados possam se inscrever para esta oportunidade de financiamento, a colaboração com as partes interessadas, como a comunidade e grupos de pacientes, formuladores de políticas locais, profissionais de saúde pública e clínica, ONGs e outros cujas organizações ou comunidades possam se beneficiar da pesquisa, é essencial. A GACD criou uma nova ferramenta para facilitar novas parcerias.

Pesquisa de Implementação

A pesquisa de implementação é uma disciplina relativamente jovem e a GACD está empenhada em aumentar a capacidade de pesquisa neste campo entre pesquisadores, profissionais de saúde e líderes de saúde pública por meio da construção de habilidades, compartilhamento de conhecimento e networking. Para obter mais informações sobre a pesquisa de implementação, incluindo links para a elaboração de uma proposta excelente, visite o e-Hub do GACD.

Participação da FAPESP com Projetos Temáticos

Nesta rodada as submissões deverão seguir as normas e orientações do programa FAPESP de Auxílio em Pesquisa – Projeto Temático. A FAPESP apoiará um máximo de três projetos no âmbito desta chamada e, para tal, reservou recursos da ordem de R$ 1,5 milhão.

Pesquisadores interessados em participar da chamada devem consultar a FAPESP a respeito de sua elegibilidade antes de iniciar a elaboração do projeto. Apenas pesquisadores considerados elegíveis poderão submeter propostas. As regras de elegibilidade correspondem àquelas aplicadas para a modalidade Auxílio em Pesquisa – Projeto Temático. As consultas serão recebidas até 15 de março de 2022

A oportunidade está aberta a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa no estado de São Paulo. Caso sejam formadas equipes internacionais, o pesquisador responsável da equipe estrangeira, financiado pela respectiva agência de fomento, deve se cadastrar como colaborador na proposta enviada pelo pesquisador do estado de São Paulo à FAPESP.

As diretrizes para participação de pesquisadores do Estado de São Paulo encontram se em fapesp.br/15233. O anúncio internacional da oportunidade está disponível em www.gacd.org/funding/current-call-for-applications/common-risk-factors.

GACD

É a quarta vez que a FAPESP participa de uma chamada da GACD. Com sede em Londres, a associação reúne agências financiadoras de pesquisas em doenças crônicas não transmissíveis em diversos países. A aliança coordena e apoia atividades de pesquisa que enfoquem a prevenção e o tratamento de doenças crônicas não transmissíveis em escala global – que respondem por cerca de 60% das mortes em todo o mundo, segundo a organização – especialmente em países de baixa ou média renda e com populações mais vulneráveis.

Entre os membros da aliança que já confirmaram participação na chamada estão a FAPESP, o National Health and Medical Research Council da Australia, os Institutes of Health Research do Canadá, a Academia de Ciências Médicas da China, o Medical Research Council do Reino Unido, a Agência para Pesquisa Médica do Japão, a Direção Geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia e os National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos.