Dúvidas mais frequentes

FAQ - Auxílio à Pesquisa Projeto Inicial π (Pi)


Índice:

1. Pesquisadores que já tiveram ou tem um Auxílio à Pesquisa Regular em andamento podem enviar propostas nessa Chamada? (volta ao índice)

Sim, não há impedimentos para submissão. Em caso de Auxílio à Pesquisa em andamento, o pesquisador deverá atentar ao número de horas de dedicação semanal em cada projeto, que deverá ser compatível com o esperado para o desenvolvimento de todas as atividades propostas.

2. Fui contratado há 8 anos e 6 meses, sou elegível?
3. Defendi o Doutorado há 10 anos e 9 meses, sou elegível?
(volta ao índice)

Conforme Item 6.1b, o Pesquisador Responsável deve ser contratado com vínculo empregatício há menos de 8 anos (ou seja, depois de 2013, a partir de 2014) em instituição de pesquisa do estado de São Paulo. Adicionalmente, o proponente deve possuir título de doutor ou qualificação equivalente, obtido há menos de 12 anos (ou seja, defesa realizada depois do ano 2009, a partir de 2010) em relação ao ano de submissão da proposta. Excepcionalidades poderão ser analisadas pela FAPESP, desde que as consultas sejam enviadas impreterivelmente até a data de 06/02/22, neste formulário.

4. Qual tipo de contrato o pesquisador precisa ter?
5. Tenho vínculo temporário com a Universidade, sou elegível?
(volta ao índice)

Conforme Portaria que regula o aspecto do vínculo empregatício - https://fapesp.br/12681/portaria-cta-no-022019, no parágrafo 3º explica-se:

“§ 3º A FAPESP poderá aceitar, em determinadas condições, vínculos que não sejam empregatícios, mas comprovem solidez na dedicação acadêmica à Instituição de Pesquisa do Estado de São Paulo. Nesses casos, antes da submissão da proposta, deve ser apresentada consulta à Diretoria Científica da FAPESP, pelo canal “Converse com a FAPESP”, informando:

I - a natureza do vínculo institucional;
II - a quantidade de horas semanais de dedicação à pesquisa implicadas no vínculo;
III - a fonte de recursos para o pagamento;
IV - duração do referido vínculo.”

6. É necessário indicar todos os alunos bolsistas no ato de submissão da proposta ou isso pode ser feito posteriormente? (volta ao índice)

Não é necessário indicar o aluno no momento da submissão. A indicação deverá ser feita no momento da utilização da quota de bolsa concedida, conforme normas para cada uma das modalidades de bolsas solicitadas, disponível em https://fapesp.br/bolsas/bolsasconcedidasemauxilios.

7. Pesquisadores responsáveis por Projetos Temático ou JP vigentes ou finalizados, são elegíveis? (volta ao índice)

Não, conforme item 8a, é vedado ao Pesquisador Responsável: a) Ser Pesquisador Responsável em outro Auxílio à Pesquisa vigente ou encerrado, nas modalidades: Jovem Pesquisador, Jovem Pesquisador 2, Projeto Temático, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, Programa Ensino Público, CEPID, CPE/CPA, PITE. Essas restrições se aplicam a qualquer outra modalidade FAPESP que contemple Pesquisadores Principais. Ela restringe também pesquisadores que tenham sido Pesquisador Responsável ou Principal em qualquer uma dessas modalidades supracitadas.

8. Como a modalidade Projeto Inicial (Pi) se diferencia do Jovem Pesquisador e do Programa Geração? O Programa JP irá acabar? (volta ao índice)

O JP não irá acabar. As três modalidades possuem objetivos e público alvo distintos. Portanto, elas se complementam, tendo sido desenhadas para pesquisadores com diferentes perfis:

• AP.PI: incentivo a pesquisadores contratados recentemente, com o objetivo de alavancar a formação de recursos humanos no início da carreira;
• Geração: pesquisadores sem vínculo empregatício que podem ainda não possuir a experiência internacional substancial para a solicitação de um JP;
• JP: atração de talentos para o país, ou seja, pesquisadores contratados ou não, com excelente experiência internacional.

9. É permitida a solicitação de bolsas de Pós-Doutorado? (volta ao índice)

Não, conforme item 9e, são permitidas as solicitações das seguintes bolsas: Iniciação Científica; Mestrado; Doutorado e Doutorado Direto; Jornalismo Científico (JC); Ensino Público (EP) e Treinamento Técnico e Participação em Curso.

10. Instituições de Pesquisa Privadas são aceitas nessa Chamada? (volta ao índice)

Sim, desde que a Instituição de vínculo do Pesquisador seja no Estado de São Paulo e elegível para submissão de propostas à FAPESP.

11. Qual é a exigência de internacionalização para submissão nessa modalidade? (volta ao índice)

Na chamada, não é exigida experiência internacional substancial, como no caso do Auxílio JP. Conforme item 13.2 b.3) das normas da Chamada:

b) Histórico acadêmico do Pesquisador Responsável
b.3) Experiência internacional em pesquisa durante ou após o doutoramento ou colaborações internacionais em pesquisa com resultados, quando for o caso.

12. Sou Pesquisador Responsável / Pesquisador Principal de um projeto FAPESP. Posso ser enquadrado nas normas da chamada π? (volta ao índice)

Depende da modalidade de Auxílio FAPESP em questão. Se for Pesquisador Responsável por um Auxílio à Pesquisa Regular, pode ser enquadrado. Por outro lado, conforme definido nas normas, o Auxílio à Pesquisa Projeto Inicial π se destina a apoiar projetos de pesquisa baseados em ideias audaciosas que favoreçam o estabelecimento de uma carreira de pesquisa e ensino de sucesso. Tais projetos devem ser desenvolvidos sob responsabilidade de pesquisadores recém-contratados com excelente potencial. Em particular, é vedado ao Pesquisador Responsável:

a) Ser Pesquisador Responsável em outro Auxílio à Pesquisa vigente ou encerrado, nas modalidades: Jovem Pesquisador, Jovem Pesquisador 2, Projeto Temático, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, Programa Ensino Público, CEPID, CPE/CPA, PITE.

b) Ser Pesquisador Principal em outro Auxílio à Pesquisa vigente ou encerrado, nas modalidades: Projeto Temático, CEPID, CPE/CPA, PITE ou qualquer outra modalidade FAPESP que contemple Pesquisadores Principais.

Essas restrições se aplicam a qualquer outra modalidade FAPESP que contemple Pesquisadores Principais. Ela restringe também pesquisadores que tenham sido Pesquisador Responsável ou Principal em qualquer uma dessas modalidades supracitadas. Tais restrições foram estabelecidas para garantir que os projetos π sejam destinados a pesquisadores em fase no início de sua carreira.

13. Acabei de retornar do pós-doutorado que realizei em uma Universidade no exterior (permaneci lá por dois anos e meio). Recentemente fui contratada como pesquisadora por uma Instituição de Pesquisa, no Estado de São Paulo. Estou com dúvidas em aplicar para esse auxilio pesquisa ou para o jovem pesquisador. Escrevo, com isso, para saber qual auxilio se encaixaria melhor no meu perfil. Sei que o JP é competitivo. As pesquisas que realizo são em uma área extremamente cara e queria saber se neste auxílio (Pi) eu poderia solicitar mais que R$ 1 milhão de reais para o período de 5 anos. (volta ao índice)

O perfil do CV descrito resumidamente acima parece se enquadrar em ambas as modalidades Projeto Inicial π e JP. O enquadramento, entretanto, precisa ser realizado com base na Súmula Curricular completa. A escolha de em qual modalidade submeter fica a critério da pesquisadora responsável. Observamos, por outro lado, que a Modalidade Projeto Inicial π está implementada em uma Chamada aberta com limites máximos de orçamento global e orçamento por proposta. Assim, o processo é competitivo pela natureza da Chamada e de todas as submissões a serem recebidas. Por outro lado, o programa JP recebe propostas em fluxo contínuo, não tem os limites de orçamento supracitados e não possui uma análise comparativa. No caso do Projeto Inicial π, cada proposta poderá solicitar o valor máximo de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) incluindo todos os itens, como Bolsas, Benefícios Complementares e Reservas Técnicas.

14. Caso seja aprovado nesta chamada, poderei, depois de finalizado este projeto, ser elegível para concorrer ao Projeto Jovem Pesquisador? (volta ao índice)

Não há impedimento, nas normas atuais do programa JP, de que um Pesquisador Responsável por um Projeto Inicial π venha a submeter uma proposta JP. Por outro lado, é importante ressaltar que as normas atuais do JP prevêm o seguinte requisito:

d) Demonstrar experiência bem-sucedida como pesquisador, após o doutoramento, por pelo menos 2 anos, em grupo de pesquisa fora do Brasil e internacionalmente competitivo.

Como o Projeto Inicial π será realizado em SP, não pode contar para satisfazer esse requisito. Além disso, como o Projeto Inicial π tem duração prevista de 5 anos, deve-se consultar as normas do JP ao final desse período, pois as normas podem sofrer mudanças.


Página atualizada em 04/03/2022 - Publicada em 10/01/2022