9ª Conferência FAPESP 60 anos: Indústria e Inovação
Desde o final dos anos 1970, a palavra inovação entrou de forma definitiva na agenda das políticas de ciência e tecnologia. Diversas organizações e instituições incorporaram este tema em seus estudos e recomendações e a inovação passou a ser reconhecida como o principal motor do crescimento da produtividade.
A inovação tecnológica, especificamente, impacta de forma contundente as sociedades modernas e, por isso, está no centro das estratégias empresariais e dos esforços públicos de melhoria da qualidade de vida. E é aqui que a ciência (básica ou aplicada) e o desenvolvimento tecnológico adentram os mercados e a política pública.
A 9ª Conferência FAPESP 60 anos reunirá especialistas para discutir a relevância da inovação tecnológica e sua centralidade nas agendas de muitas instituições e da própria FAPESP.
Fernando Galembeck Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Materiais Complexos Funcionais (Inomat).
Químico formado pela USP, é Professor colaborador da Unicamp onde foi Professor Titular, Coordenador-Geral e dirigiu o Instituto de Química. Atuou em Físico-Química, Polímeros, Colóides e Superfícies, e Nanotecnologia. Tem 293 artigos e 36 patentes listados no WoS e Derwent. Trabalhou com empresas na criação de inúmeros produtos. Recebeu vários prêmios, entre eles: CBMM de Tecnologia, Kurt Politzer (Abiquim) e Abrafati (em 2020), e Pesquisador Emérito (CNPq, 2021). Coordena o INCT Inomat, atua na Unicamp e na Galembetech Ltda.
Engenheiro químico formado pela USP, foi coordenador de projetos na Promon Engenharia e Ultra. Foi diretor de Desenvolvimento e presidente da Oxiteno S.A. e da Ultrapar Participações. É presidente do Conselho Superior da Anpei, do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Fiesp, membro do Comitê Gestor da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI-CNI) e membro do Conselho Superior da FAPESP. É presidente do Conselho de Administração da Ultrapar Participações e membro do Conselho de Administração da Embraer e do Centro de Tecnologia Canavieira.
Jorge A. Guimarães Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
Bioquímico formado pela Escola Paulista de Medicina-Unifesp e Pós-Doutorado no National Institutes of Health (NIH). Professor Emérito da UFRJ, UFRRJ, UFF e da UFRGS e Doutor Honoris Causa da Universidade de Nottingham (UK), da USP e de outras universidades brasileiras. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, diretor do CNPq, secretário da SETEC/MCT, presidente da CTNBio e da Capes. Recebeu medalhas do Mérito Científico dos governos da França e da Argentina e a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico do governo brasileiro. É diretor-presidente da Embrapii.