Dúvidas mais frequentes

FAQ – Auxílio à Pesquisa – Projeto Geração

1. O candidato que esteja terminando o doutorado poderá submeter uma proposta? (volta ao índice)

Somente se ele já tiver concluído o doutorado antes da submissão. Conforme previsto na Chamada, é necessário que o doutorado tenha sido concluído, considerando os prazos definido nesta Chamada - graduação obtida há menos de 11 (onze) anos e título de doutor obtido há menos de 6 (seis) anos até a data limite de submissão da proposta (23/05/2022). A chamada também prevê Documentos necessários para solicitação do Auxílio: c) Certificados de conclusão da Graduação e do Doutorado.

2. Tem que cumprir com as duas exigências? Graduação depois de 2011 e doutorado depois de 2015? (volta ao índice)

Para essa chamada, a FAPESP irá considerar apenas o ano da conclusão da Graduação e do Doutorado. Assim, podem se candidatar pesquisadores que tenham a graduação obtida há menos de 11 (onze) anos, ou seja, depois de 2010, a partir de 2011. De maneira similar, o proponente deve possuir título de doutor obtido há menos de 6 (seis) anos, ou seja, depois de 2015, a partir de 2016.

3. Posso submeter uma proposta na Chamada Auxílio à Pesquisa – Projeto Geração tendo uma proposta de pós-doutorado em análise na FAPESP ou em outra agência de fomento? (volta ao índice)

Sim, é possível submeter uma proposta nessa Chamada tendo uma solicitação de pós-doutorado em análise ou vigente na FAPESP ou em outra agência de fomento. No entanto, caso a proposta Geração seja aprovada, o Pesquisador Responsável deverá atender a todos os requisitos indicados na chamada como não ter vínculo empregatício, não receber bolsa de outra entidade, salário ou remuneração decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza.

4. Será possível solicitar bolsa de estágio no exterior (nos moldes da BEPE)? (volta ao índice)

Não. Não está prevista BEPE para a Bolsa Geração.

5. É possível, ao pesquisador responsável pelo Projeto Geração, realizar pós-doutorado no exterior? (volta ao índice)

Depende do período. A FAPESP normalmente não autoriza o afastamento de responsáveis por Auxílios à Pesquisa e supervisores de bolsas financiadas pela agência por longos períodos, dado que isso pode prejudicar o desenvolvimento do projeto. O Pesquisador Responsável pelo Auxílio Geração deverá seguir as normas e solicitar permissão da FAPESP antes de assumir compromissos que requeiram seu afastamento da Instituição Sede.

6. Caso o Projeto Geração seja aprovado, o pesquisador poderá mudar de instituição ao longo do período de vigência e “transferir” a execução do projeto para a nova instituição (desde que a nova instituição ainda satisfaça as condições originais para submissão)? (volta ao índice)

Caso o Pesquisador Responsável venha a ser contratado em Instituição de Pesquisa, no estado de São Paulo ou de outras localidades, deverá informar imediatamente à FAPESP e a Bolsa Projeto Geração será interrompida. O Auxílio Projeto Geração poderá continuar a ser financiado a critério da FAPESP, conforme explicado no edital. A FAPESP poderá analisar solicitações de alteração de instituição sede, desde que a nova instituição atenda integralmente aos requisitos dispostos na Chamada (item 6.2 e 7.2 em https://fapesp.br/projetogeracao)

7. Quem estiver contratado como professor temporário, pode mandar? (volta ao índice)

A submissão da proposta poderá ocorrer, porém caso essa seja aprovada o Pesquisador Responsável precisará comprovar a ausência de vínculo empregatício no momento da contratação da proposta.

8. O que acontece com o projeto caso haja contratação do beneficiário Geração? (volta ao índice)

Caso o Pesquisador Responsável venha a ser contratado em Instituição de Pesquisa, no estado de São Paulo ou de outras localidades, deverá informar imediatamente à FAPESP e a Bolsa Projeto Geração será interrompida. O Auxílio Projeto Geração poderá continuar a ser financiado a critério da FAPESP.

9. Caso seja aprovado, o pesquisador pode se comprometer a dar aulas na instituição de pesquisa? (volta ao índice)

A Bolsa Projeto Geração pressupõe dedicação exclusiva à pesquisa. O bolsista da modalidade Projeto Geração não pode ter vínculo empregatício, nem poderá receber, durante toda a vigência da Bolsa, bolsa de outra entidade, salário ou remuneração decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza. Por outro lado, o pesquisador responsável poderá atuar na pós-graduação da instituição onde for supervisionar seus orientandos, incluindo ministrar cursos.

10. O tempo já recebido de bolsa pós-doc FAPESP influencia de alguma forma no tempo que é possível receber financiamento pelo projeto geração? (volta ao índice)

Não. O tempo de bolsa de PD recebida não será descontado do tempo da bolsa Geração.

11. A política de credenciamento na pós-graduação tem que ser necessariamente a da Instituição sede? Sabemos que é comum o credenciamento de orientadores em programas de outras Unidades.? (volta ao índice)

Sim, é esperado que seja na instituição sede do projeto. A FAPESP poderá considerar excepcionalidades justificadas nesse quesito, as quais precisam ser detalhadas na proposta.


Página atualizada em 04/03/2022 - Publicada em 04/03/2022