Releases

Ciclo ILP-FAPESP discute a abrangência da nanotecnologia

A primeira edição de 2022 do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação reunirá, no próximo dia 28, pesquisadores de São Paulo que se debruçaram sobre a nanociência e a aplicação da nanotecnologia em várias áreas. A ciência do átomo tem sido crucial no desenvolvimento de materiais e compostos, em tratamentos de saúde e na criação de produtos para as áreas agrícola, industrial e até de consumo direto.

O Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação é uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Realizada desde 2017, o objetivo dessa iniciativa é divulgar à sociedade em geral e aos legisladores e gestores públicos os avanços das pesquisas científicas financiadas com recursos públicos. Este próximo evento, que acontecerá das 15h às 17h, será transmitido pelo canal da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) no YouTube. As inscrições devem ser feitas na página do evento no site do ILP – veja mais informações ao final do texto.

O professor Elson Longo, do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia/UFSCar, apresentará um panorama sobre a área. Ele antecipa que a nanotecnologia possibilitou o desenvolvimento e montagem de dispositivos sofisticados para obtenção de energia solar. Ela também contribuiu para melhorar o meio ambiente pelas reações de fotodegradação, além de acelerar a velocidade das reações químicas de um fármaco. “A nanotecnologia de semicondutores abre as portas para o mundo do infinitamente pequeno com aplicações múltiplas e variadas em áreas como eletrônica, meio ambiente, medicina, e economia de energia”, diz.

Leonardo Fraceto, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp em Sorocaba, tem se dedicado a pesquisas voltadas à aplicação da nanotecnologia na agricultura sustentável, também atento ao contexto de mudanças climáticas. Fraceto detalhará como essa tecnologia favorece os sistemas carreadores de ingredientes ativos para controle de pragas e doenças ao mesmo tempo em que é aplicada em sensores e sistemas com potencialidades para melhorar o desenvolvimento e a produtividade das culturas agrícolas.

Os avanços e os desafios da nanomedicina com a aplicação de nanomateriais – nanocápsulas, nanopartículas e nanofios – serão apresentados por Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São Carlos, da USP. “Os nanomateriais têm sido aplicados na fabricação de sistemas que promovem ao mesmo tempo diagnóstico e terapia para várias doenças, incluindo o câncer”, diz. As nanocápsulas fabricadas com membranas celulares, por exemplo, podem promover a entrega de agentes terapêuticos e de diagnóstico de maneira seletiva e controlada, aumentando a eficácia da terapia e reduzindo os efeitos colaterais.

Juliana Bernardes, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), afirma que a substituição de insumos derivados do petróleo por recursos renováveis e o emprego de métodos verdes para a síntese de materiais têm se tornado tema central para um futuro sustentável. “Nesse contexto, a nanocelulose extraída de biomassa é um excelente nanobloco de partida”, diz. O material é abundante na natureza, renovável, de baixa toxicidade e com inúmeras possibilidades de utilização prática de tecnologias já existentes, permitindo também o desenvolvimento de tecnologias inéditas. A pesquisadora mostrará como é possível transformar o bagaço de cana-de-açúcar, resíduo agrícola mais abundante no Brasil, em materiais renováveis.

Evento: Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação - Nanotectnologia, a tecnologia dos átomos

Data: 28/3
Horário: 15h às 17h
Transmissão – YouTube da ALESP:
https://www.youtube.com/watch?v=F4hiUDjrUOA
Inscrições: https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=8225

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação
João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br
Heloisa Reinert / hreinert@fapesp.br / 11 96639-2552


Página atualizada em 23/03/2022 - Publicada em 23/03/2022