Notícias

FAPESP lança Iniciativa Pesquisadores em Risco

Chamada de proposta possibilita que instituições de pesquisa paulistas recebam pesquisadores de países onde suas atividades são gravemente prejudicadas por ameaças à vida e liberdade científica


A FAPESP lançou chamada de proposta com o objetivo de possibilitar que instituições de pesquisa do Estado de São Paulo recebam pesquisadores de países em que suas atividades estejam expostas a risco. O edital de suplementação rápida, com valor total de R$ 20 milhões, oferecerá Auxílio Pesquisador Visitante e Bolsas de Pós-Doutorado. O prazo para a submissão de propostas vai até 30 de agosto de 2022. Os processos de avaliação seguirão um fluxo especial, garantindo que as análises ocorram em poucos dias, considerando a situação de emergência.

“A FAPESP lançou uma chamada de implementação rápida em 2020, no início da pandemia. Naquela chamada, em quatro dias conseguimos ter projetos aprovados. Aqui também trabalharemos para que a presente chamada possa ter resultados semelhante em eficiência. Entendemos que a velocidade, sem prejuízo da avaliação da pertinência das propostas, deva ser nosso principal determinante”, disse Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP.

O Auxílio Pesquisador Visitante será concedido por até 12 meses, podendo ser prorrogado em caráter excepcional. As Bolsas de Pós-Doutorado terão duração de 24 meses, igualmente prorrogáveis. As propostas serão analisadas assim que forem submetidas, até o limite dos recursos disponíveis ou a data de encerramento do edital.

Durante a vigência do Auxílio Pesquisador Visitante ou da Bolsa de Pós-Doutorado, a instituição deverá garantir aos pesquisadores o apoio institucional necessário para a sua realização, bem como para o início das atividades, nas tratativas para a sua instalação na cidade em que será desenvolvido o projeto.

Submissões para a chamada poderão ser feitas a partir de 28 de março.

A chamada está disponível em: fapesp.br/15400/iniciativa-pesquisadores-em-risco.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail paisesconflagrados@fapesp.br.



Página atualizada em 25/03/2022 - Publicada em 25/03/2022