Notícias

FAPESP participa de chamada com União Europeia, América Latina e Caribe English version

Chamada do EU-LAC, grupo que reúne agências de financiamento à pesquisa nas três regiões, apoiará projetos em desafios globais, biodiversidade, saúde e energia

A FAPESP anuncia a participação na edição 2022 da chamada de propostas do Grupo de Interesse EU-LAC, consórcio de 29 agências de fomento à pesquisa oriundas de União Europeia, América Latina e Caribe. O tema da nova chamada de propostas é: desafios globais, saúde, biodiversidade e energia.

O objetivo do EU-LAC é fortalecer a cooperação inter-regional em ciência, tecnologia e inovação, apoiando projetos inovadores. Criado em 2017, o EU-LAC dá continuidade à rede de cooperação científica construída em 2013 pelo projeto ERANet-LAC, financiado pela União Europeia. A FAPESP representa o Brasil na chamada EU-LAC 2022. Participam também agências de fomento de outros 12 países: Áustria, Bolívia, República Dominicana, Alemanha, Itália, Panamá, Peru, Portugal, Polônia, Espanha, Turquia e Uruguai.

Propostas submetidas à FAPESP deverão ter um pesquisador responsável associado a instituição de ensino ou pesquisa no estado de São Paulo. Além deste, devem estar envolvidos pesquisadores responsáveis de, no mínimo, quatro países entre aqueles que participam da chamada. O EU-LAC oferece uma ferramenta de busca de parceiros para ajudar a reunir candidatos interessados.

A FAPESP disponibilizará a modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular para fomento das propostas selecionadas. A Fundação apoiará projetos com orçamento máximo de R$ 150 mil por projeto por ano e duração entre 24 e 36 meses.

O prazo final para submissão de propostas é 28 de abril de 2022.

A proposta deverá ser submetida tanto através da plataforma de submissões do EU-LAC, pelo coordenador do consórcio multinacional de pesquisadores, quanto através do SAGe pelo proponente do estado de São Paulo. Importante salientar que, no ato de submissão via SAGe, o coordenador do consórcio deve ser listado como membro da equipe, o que significa que ele deve efetuar cadastro no SAGe.

A chamada de propostas está disponível em fapesp.br/15414.


Página atualizada em 06/04/2022 - Publicada em 06/04/2022